Julho Amarelo: Prefeitura de Sorocaba realiza testagem rápida de hepatites virais neste sábado no Poupatempo

Julho Amarelo: Prefeitura de Sorocaba realiza testagem rápida de hepatites virais neste sábado no Poupatempo Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 11/07/2019 às 16:38
  • Atualizado 12/09/2022 às 16:38
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Com a missão de conscientizar a população sobre a importância da prevenção contra as hepatites virais, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), inicia a Campanha Julho Amarelo na cidade. No próximo sábado (13) equipes do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) realizarão testes rápidos das 9h às 13h no Poupatempo, situado na Rua Leopoldo Machado, 525, Centro.

De acordo com a SES, o foco dessa ação é oferecer testagem às pessoas que não conseguem comparecer nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e CTA de segunda a sexta-feira. Por isso a escolha do sábado. Além disso, o Poupatempo é um local onde circula muita gente e de fácil acesso. Outra ação está prevista para o dia 27 de julho.

Os testes rápidos são simples. É coletado sangue da ponta do dedo e o resultado fica pronto entre 15 e 20 minutos, servindo para diagnosticar os casos de hepatites B e C. Os pacientes positivos desta ação serão imediatamente agendados para iniciar seus tratamentos no CTA/SAME, situado à rua Manoel Lopes, 220, na Vila Hortência, que atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h.

Segundo a coordenadora do CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), Helena Solla, o enfoque da campanha neste ano é ofertar o exame da Hepatite C para as pessoas que ainda não tinham se testado, especialmente aos homens maiores de 40 anos. “A intenção é levar conhecimento à população através de informações sobre esse agravo pouco abordado no cotidiano. Somente no Estado de São Paulo temos mais de 150 mil pessoas com hepatite C crônica que não sabem que têm”, explica Helena.

A doença

A hepatite é a inflamação do fígado. Pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. Em alguns casos, são doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas. No Brasil, mais de 70% (23.070) dos óbitos por hepatites virais são decorrentes da Hepatite C, seguido da Hepatite B (21,8%). O país registrou 40.198 casos novos de hepatites virais em 2017. O SUS oferece tratamento para todos, independente do grau de lesão do fígado.

No ano de 2018, Sorocaba registrou 173 novos casos da hepatite B e 38 da C em pessoas que moram na cidade.

 

Prevenção

A hepatite C tem cura em mais de 90% dos casos quando o tratamento é seguido corretamente. A hepatite B tem tratamento e pode ser controlada, evitando a evolução para cirrose e câncer. Em crianças, a vacina da hepatite B é dada em quatro doses: ao nascer, 2,4 e 6 meses. Para os adultos que não se vacinaram na infância, são três doses a depender da situação da vacina. É importante que todos que ainda não se vacinaram tomem as três doses da vacina.