Idosa atendida na UPH Zona Oeste espera 50 horas por leito de UTI

Idosa atendida na UPH Zona Oeste espera 50 horas por leito de UTI Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 18/03/2020 às 14:53
  • Atualizado 12/09/2022 às 14:53
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Nesta quarta-feira (18), Dalva Góis, uma idosa de 60 anos que deu entrada na UPH Zona Oeste na segunda-feira (16), apresenta um diagnóstico de pneumonia bacteriana e risco de infecção generalizada, já apresenta quadros da infecção e respira por meio de aparelhos. A idosa está há 50 horas na UPH à espera de um leito na UTI.
Stella, que é filha de Dalva contou que a mãe é cardíaca, diabética, tem pressão alta e já sofreu três AVCs, e mesmo assim, esperou a liberação de vaga da UTI pela Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (CROSS) desde segunda-feira (16). “Ela tem tudo para agravar. Eles querem que agora eu espere ela morrer?”, questiona a filha.
Stella contatou o vereador Vitão do Cachorrão (MDB) pedindo auxílio. O parlamentar avaliou como “um absurdo” o período de espera de uma idosa que apresenta diversos problemas de saúde e afirmou que já entrou em contato com o poder executivo. “Depois de muita ligação, acabaram de me ligar da prefeitura e saiu a vaga dela.”, contou o legislador.
Agora, a família espera por uma ambulância de UTI que possa transportar Dalva. “Falaram que hoje vai sair a transferência dela. Pra ela sair daqui, ela não pode ser transferida por uma ambulância do SAMU, tem que ser uma ambulância UTI. Em Sorocaba tem uma ambulância UTI. Vou esperar mais quanto tempo até a ambulância chegar?”, criticou Stella.
Stella ainda declarou que após a transferência da mãe, irá até a delegacia realizar um boletim de ocorrência contra a Prefeitura Municipal. “Vou fazer o B.O., e se essa transferência não sair até às 17h, eu chamo a polícia aqui.”, advertiu a filha de Dalva.
Questionada sobre o caso, a Secretaria de Saúde afirmou que a vaga da idosa saiu às 12h17 desta quarta-feira (18) e que o transporte de Dalva foi priorizado. A pasta municipal ainda informou que o Samu atua com 7 ambulâncias, sendo 5 alfas e 2 betas, além das SAMAS, que são as ambulâncias brancas.