Gestão do prefeito Crespo conquista duas novas ambulâncias para o Samu

Saúde 04 jul / 2018 às 17:30

O prefeito José Crespo conquistou mais duas novas ambulâncias para a frota do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) em uma articulação junto ao então ministro da Saúde Ricardo Barros, quando ele esteve em Sorocaba no mês de março deste ano, que serão entregues para uso da população nesta quinta-feira (5).

Durante a visita do presidente da República, Michel Temer, para a entrega de 300 ambulâncias a 219 cidades, realizada em Sorocaba, o prefeito e o seu secretário de Saúde na época cobraram do ministro e do presidente as razões para que os sorocabanos não tivessem sido contemplados com veículos e houve então a promessa de uma entrega posterior, em julho, o que ocorre nesta quinta-feira.

As novas ambulâncias integram o programa de renovação de frota. Portanto, vão substituir ambulâncias com mais de cinco anos de uso. Atualmente, Sorocaba conta com um total de 10 viaturas do Samu, sendo 6 unidades em uso e 4 como reserva técnica. Com essa renovação, os dois veículos mais velhos serão substituídos pelos novos e a reserva técnica será aumentada com os dois veículos mais velhos.

De acordo com a secretária de Saúde, Dra Marina Elaine Pereira, a reserva técnica é o reforço e segurança para que a cidade não fique desassistida, caso os veículos atuantes precisem de manutenção.

José Crespo destaca que o pedido ao Ministério da Saúde vem sendo reforçado desde que assumiu sua gestão em 2017. “Este governo tem como principal objetivo a melhoria da saúde pública em Sorocaba. Eu pessoalmente solicitei ao presidente Temer essa atenção especial à doação desses dois veículos”, explica o prefeito.

Implantando oficialmente em Sorocaba no dia 19 de junho de 2007, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) realiza média de 1.500 atendimentos mensais.

Sorocaba está em plano para aquisição de mais 2 viaturas

A secretária da Saúde, Dra. Marina Elaine Pereira, revela que a atual gestão da Secretaria de Saúde está com plano para adquirir mais duas viaturas para reforçar a frota do Samu. Este aumento será possível através de emenda parlamentar que aguarda ata de registro de preço do Ministério da Saúde.

Marina Elaine Pereira conta que o empenho diante dessa gestão vem sendo intensificado cada vez mais para trazer melhorias. “Em 2018 teremos duas ambulâncias e até 2019 mais duas, por meio dessa emenda. Ampliar serviços de saúde à população é sempre algo gratificante”, ressalta a titular da pasta da Saúde.


Mais Notícias