Educação promove formação sobre a prevenção à dengue e a febre chikungunya

Educação promove formação sobre a prevenção à dengue e a febre chikungunya Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 23/10/2014 às 08:50
  • Atualizado 12/09/2022 às 08:50
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Na manhã desta quarta-feira (22), vice-diretores e orientadores pedagógicos da Secretaria da Educação (Sedu) participaram de uma formação sobre a prevenção à dengue e a febre chikungunya. A proposta integra o Programa Escola Saudável, desenvolvido pela Seção de Apoio de Programas de Saúde Escola.

Durante duas horas, o veterinário da Seção de Controle Zoonoses da Secretaria de Saúde, José Luís Chiquito Filho, passou informações de como fazer a prevenção. “A única forma é a eliminação dos chamados criadouros do mosquito Aedes aegypti. Uma vez por semana é necessário fazer uma vistoria”, afirma Chiquito.

Tanto a dengue como a febre chikungunya são transmitidas pela picada do mosquito Aedes aegypti. O mosquito procura a água parada para colocar seus ovos. Por isso é necessária a eliminação dos criadouros.

Chiquito explicou como é feito quando é descobre um caso de dengue em determinada região da cidade. “Nós perguntamos se a pessoa viajou ou ficou em Sorocaba e onde passar o maior parte do dia. Caso ela fique em sua residência, é provável que tenha sido infectada neste local”, afirma.

Neste caso o LPI (Local de Provável Infecção) é a sua residência. A Zoonoses faz então uma atividade de casa em casa pelo bairro removendo os criadouros.

As escolas são consideradas Imóveis Especiais, sendo monitorados de uma outra forma pela Zoonoses.

Para o veterinário esse tipo de ação promovida pela Sedu é muito importante. “É um trabalho que a gente faz de treinamento que levem isso aos alunos e consequentemente aos pais. Quanto mais gente falando sobre o assunto é melhor. É uma forma de multiplicar a informação”, acredita.

Cada escola recebeu panfletos de orientação “Saiba como combater a Dengue e a febre Chikungunya: A resposabilidade é sua!”. Serão distribuidos 51 mil panfletos para os alunos.