‘Dia D’ da ‘pólio’ e multivacinação acontece em 30 UBSs neste sábado

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 16/10/2020 às 16:33
  • Atualizado 12/09/2022 às 16:33
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Vacinação ocorrerá das 8h às 16h30

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), realiza neste sábado (17) o ‘Dia D’ das campanhas contra a poliomielite e de multivacinação. A aplicação das vacinas ocorrerá em 30 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) das 8h às 16h30. As UBSdo Wanel Ville e do Jardim Nova Esperança não atenderão neste dia; a primeira por conta de uma manutenção elétrica programada pela CPFL e a segunda em decorrência do furto de fios elétricos que prejudicaram o atendimento à população.

O ‘Dia D’ tem como objetivo reduzir o risco da reintrodução do poliovírus e promover acesso às vacinas. Outra intenção é a atualização da situação vacinal e aumentar as coberturas vacinais. Além de diminuir a incidência das doenças.

O grupo alvo da imunização contra a poliomielite são as crianças a partir de um ano até menores de cinco anos. A estimativa de público é de 31.256 crianças. Já na multivacinação serão atendidas as crianças e adolescentes com até 14 anos, 11 meses e 29 dias; um público estimado em 98.198 entre crianças e adolescentes.

Até o dia 14 de outubro, 1.847 doses da poliomielite foram aplicadas em crianças de um até quatro anos. Já a dose contra o sarampo imunizou 3.605 pessoas de 20 a 49 anos.

Entre as vacinas disponíveis na campanha estão a BCG, de prevenção contra a tuberculose; Pentavalente, contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e influenza B; Rotavírus humano, contra a diarreia; Pneumocócica 10, que protege contra a pneumonia, meningite e otite; Meningocócica C e ACWY, contra meningites; Tríplice viral, que previne contra sarampo, caxumba e rubéola; Antivaricela; Vacina HPV, que evita tipos de câncer em jovens; Hepatite A e Febre Amarela.

Para consultar o endereço das UBSs, basta acessar o link – https://servicos.sorocaba.sp.gov.br/selu/#/ .