Confirmados 26 novos casos de Dengue em Sorocaba

Confirmados 26 novos casos de Dengue em Sorocaba Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 20/10/2014 às 15:31
  • Atualizado 12/09/2022 às 15:31
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Em razão do informe emitido na semana passada pelo Ministério da Saúde sobre a febre Chikungunya (que é transmitida pelo mesmo mosquito que transmite a dengue, o Aedes aegypti) e, principalmente por causa da confirmação de novos casos de dengue em Sorocaba nos últimos dias, a Área de Vigilância em Saúde da Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES) divulgou nesta segunda-feira (20) um novo boletim epidemiológico, com os dados atualizados da dengue no município.

A Vigilância em Saúde está em alerta porque historicamente em Sorocaba, o período compreendido entre os meses de julho e novembro era considerado “silencioso”, ou seja, sem transmissão de dengue na cidade. Porém, neste ano, nestes mesmos meses de temperaturas mais amenas e menor pluviosidade, foram confirmados 26 novos casos na cidade.

“Para prevenir a dengue e a febre Chikungunya, que ainda não chegou no nosso Município, mas o número de casos vem aumentando no país, é necessário que toda a população foque a atenção na eliminação dos criadouros do Aedes aegypti. Só vencendo o mosquito transmissor das duas doenças é que vamos vencê-las”, reforça a diretora da Vigilância em Saúde da SES, Daniela Valentim dos Santos.

Desde o início do ano até o dia 15 de outubro, foram confirmados 308 casos de dengue em Sorocaba, sendo 198 autóctones e 110 importados.

 

Sobre a febre Chikungunya

A febre Chikungunya é uma doença causada por vírus do gênero Alphavirus, transmitida por mosquitos do gênero Aedes, sendo o Aedes aegypti (transmissor da dengue) e o Aedes albopictus os principais vetores. Os sintomas da febre são febre alta, dor muscular e nas articulações, cefaleia e exantema e costumam durar de três a 10 dias. A letalidade da Chikungunya, segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), é rara, sendo menos frequente que nos casos de dengue.

Para evitar a transmissão do vírus, é fundamental que as pessoas reforcem as ações de eliminação dos criadouros dos mosquitos. As medidas são as mesmas para o controle da dengue, ou seja, verificar se a caixa d ?água está bem fechada; não acumular vasilhames no quintal; verificar se as calhas não estão entupidas; entre outras iniciativas deste tipo.