Casos de dengue aumentam de 19 para 26 por dia

Casos de dengue aumentam de 19 para 26 por dia Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 03/02/2015 às 20:36
  • Atualizado 12/09/2022 às 20:36
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Desde o início do ano até esta segunda-feira (2) foram confirmados 864 casos de dengue em Sorocaba. Este número, divulgado pela Área de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde (SES) na tarde desta terça-feira (3), já é quase o dobro do total registrado em todo o ano passado na cidade (469 casos da doença em 2014). Deste total, 792 são autóctones (contraídos na própria cidade) e 72 são importados (os pacientes retornaram doentes de outras localidades).

Considerando o número de casos confirmados de dengue somente neste ano, o município entra em situação de emergência e, segundo os protocolos do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde, a partir deste momento a coleta de sangue para a realização de sorologia custeada com recursos públicos passa a ser feita de forma amostral. Assim, em Sorocaba, serão realizadas as sorologias apenas de pacientes menores de dois anos e maiores 65 anos de idade, em gestantes e casos graves. “O diagnóstico dos demais pacientes suspeitos será feito através dos sinais e sintomas compatíveis com a doença e a presença de vínculo epidemiológico”, explica a diretora da Vigilância em Saúde da SES, Daniela Valentim dos Santos.

 

Prevenção e sintomas

 

A SES continua em atenção máxima contra a dengue e pede à população para que não deixe de tomar as medidas necessárias de prevenção e combate ao mosquito transmissor da doença.

É necessário que cada cidadão faça sua parte e elimine de sua casa todos os materiais que possam acumular água da chuva e assim, se transformar em criadouros do mosquito da dengue. É preciso confirmar ainda se não há nenhuma calha entupida, objetos espalhados nos quintal e vasos de plantas que acumulem água. Além disso, é fundamental tampar vasos sanitários e cobrir a piscina.

Além da intensificação de medidas de eliminação de criadouros, Daniela lembra que é importante, na presença de sintomas da dengue, que a pessoa se hidrate em abundância, procure atendimento de saúde, use repelente e só faça uso de medicamentos sob prescrição médica. “A pessoa com suspeita de dengue deve permanecer em casa durante os primeiros sete dias dos sintomas, deve manter a hidratação conforme prescrição médica e procurar o serviço de saúde caso apresente piora dos sintomas”, orienta.

A SES informa que, a partir desta semana, os boletins epidemiológicos voltam a ser divulgados semanalmente, sempre às terças-feiras.