CAPS III com funcionamento 24 horas é inaugurado

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 26/01/2013 às 19:35
  • Atualizado 30/09/2022 às 19:35
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

O prefeito Antonio Carlos Pannunzio inaugurou, na manhã do último sábado (24), o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) III “Arte do Encontro”, o primeiro da cidade que funcionará 24 horas e atenderá pessoas com graves transtornos mentais. A unidade, localizada na Vila Progresso, integra a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) da cidade, contando com seis leitos de acolhimento noturno e capacidade para realizar até 300 atendimentos por mês. O ministro da Saúde, Arthur Chioro, esteve presente à inauguração.

“A entrega deste CAPS III, mais um importante passo dado para reconstruir a RAPS da cidade, reforça o compromisso da Prefeitura de Sorocaba com a Saúde Mental e comprova os bons resultados colhidos quando Município, Estado e União trabalham em conjunto”, declarou Pannunzio, lembrando que o CAPS III “Arte do Encontro”, gerenciado por meio de contrato de gestão do Município com o Instituto Moriah, foi incluído no Plano de Ação do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) de Sorocaba e Região e incentivado a partir da Portaria do Ministério da Saúde (208/2014) de apoio ao processo de desinstitucionalização.

O secretário da Saúde de Sorocaba, Armando Raggio, comemorou a entrega do primeiro CAPS III do Município, dentro do processo de reorientação da RAPS de Sorocaba e de desinstitucionalização de pessoas com longo histórico de internação em hospitais psiquiátricos. Raggio aproveitou, em seu discurso, para citar as placas que observou na entrada da nova unidade. “Os dizeres da placa – entrada e saída de pacientes – chamou minha atenção. Esta é a diferença: nos manicômios não existe a saída dos pacientes”, disse.

Segundo a coordenadora da Área de Saúde Mental da SES, Luciana Togni Surjus, este é o sétimo dispositivo da RAPS que a atual administração entrega à população. “Agradecemos a confiança do secretário da Saúde e do nosso prefeito, que tem nos dado todo o apoio necessário para o nosso trabalho de construção de uma atenção integrada, centrada em pessoas”.

Também estiveram presentes à inauguração do CAPS III a vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Social de Sorocaba, Edith Maria Di Giorgi; prefeitos de cidades da região; a deputada federal Iara Bernardi; o deputado estadual Hamilton Pereira; a coordenadora adjunta da Coordenação Geral de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas do Ministério da Saúde, Fernanda Nicacio; o promotor de Justiça do Ministério Público de São Paulo, Roberto Andrade; vereadores e secretários municipais. O evento, que encerrou a programação da Semana de Luta Antimanicomial de Sorocaba, também contou com a presença de pacientes e moradores de Residências Terapêuticas da cidade.

 

Sobre o CAPS III

O CAPS III “Arte do Encontro” será referência para pessoas com graves transtornos mentais, moradores das Regionais Norte e Centro Norte da SES.  Está localizado na Rua Paschoal Leite Paes, 285, na Vila Progresso.

De acordo com a coordenadora da Área de Saúde Mental da SES, Luciana Togni Surjus, a unidade contará com seis leitos de retaguarda noturna. “Estes leitos darão suporte 24 horas aos pacientes inseridos e suas famílias, ofertando cuidados às situações de crise, de maneira mais próxima aos contextos reais de vida das pessoas”, explica. A nova unidade também é referência para cinco Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT) com moradores advindos do processo de desinstitucionalização do Hospital Vera Cruz.

O atendimento será realizado por uma equipe multiprofissional, composta por 28 profissionais, como psiquiatras, enfermeiros, técnicos de enfermagem, terapeuta ocupacional, psicólogo e assistente social.

A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) preconiza o atendimento a pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de álcool, crack e outras drogas. É formada por sete componentes: Atenção Básica em Saúde, Atenção Psicossocial Especializada, Atenção de Urgência e Emergência, Atenção Residencial de Caráter Transitório, Atenção Hospitalar, Estratégias de Desinstitucionalização e Reabilitação Psicossocial.