CÂNCER DE PRÓSTATA – Vereadora propõe a Campanha “Novembro Azul” voltada para a saúde do homem

CÂNCER DE PRÓSTATA – Vereadora propõe a Campanha “Novembro Azul” voltada para a saúde do homem Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 24/10/2013 às 10:58
  • Atualizado 12/09/2022 às 10:58
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Neusa Maldonado (PSDB) quer que o município se engaje na campanha pela prevenção do câncer de próstata, utilizando equipamentos como o Ônibus do Homem

 

Inspirando-se na Campanha “Outubro Rosa”, voltada para a prevenção do câncer de mama, a vereadora Neusa Maldonado (PSDB), por meio de requerimento aprovado na Câmara Municipal, está solicitando ao Executivo, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, a realização, no âmbito do município, da Campanha “Novembro Azul”, destinada à saúde do homem e à prevenção do câncer de próstata.

“O câncer de próstata é o sexto tipo de câncer mais comum no mundo e o de maior incidência entre os homens. Mas, quando ele é diagnosticado e tratado no início, tem grande chance de cura, reduzindo os riscos de mortalidade. Por isso, a campanha que estamos propondo é muito importante, pois ela visa estimular o homem a se cuidar preventivamente”, afirma Neusa Maldonado.

 

Ônibus do Homem – A vereadora explica que a escolha de novembro para realização da Campanha “Novembro Azul” – incentivada pelo próprio Ministério da Saúde – se deve ao fato de que o dia 17 de novembro é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. “É importante que o município se engaje efetivamente nesta campanha, como ocorreu com a Campanha ‘Outubro Rosa’, e intensifique a prevenção do câncer de próstata nas unidades básicas de saúde e no Ônibus do Homem”, argumenta.

Em seu requerimento, Neusa Maldonado observa, ainda, que a Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que todos os homens com 45 anos de idade ou mais façam um exame de próstata anualmente, o que compreende a realização do toque retal – considerado indispensável – e o exame de PSA (Antígeno Prostático Específico). O engajamento do município na Campanha “Novembro Azul”, na avaliação da vereadora, irá facilitar esse trabalho de prevenção.