Campanha para Atualização das Cadernetas de Vacinação tem início no próximo sábado

Campanha para Atualização das Cadernetas de Vacinação tem início no próximo sábado Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 19/08/2013 às 18:14
  • Atualizado 12/09/2022 às 18:14
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Até o dia 30 de agosto, todas as crianças menores de 5 anos devem ser levadas a qualquer uma das 31 UBSs da cidade para que a caderneta seja avaliada e o esquema vacinal atualizado

 

A Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES), por meio da Vigilância Epidemiológica (VE), está finalizando os preparativos para a campanha nacional de atualização da caderneta de vacinação para crianças menores de 5 anos, que será realizada em todo o país entre os próximos dias 24 e 30 de agosto. O objetivo é vacinar as crianças desta faixa etária que não estão com a caderneta em dia: serão oferecidas todas as vacinas do calendário básico infantil que estiverem em atraso.

Durante a campanha, serão disponibilizadas às crianças menores de 5 anos as doses das seguintes vacinas: BCG, hepatite B, penta, inativada poliomielite (VIP), oral poliomielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche). “Esta é uma ótima oportunidade para que pais ou responsáveis atualizem a caderneta de vacinação de suas crianças”, lembra Renata Guida Caldeira, enfermeira do setor de Imunização da VE.

Renata lembra que a caderneta de vacinação é um documento obrigatório para esta campanha. “Os pais ou responsáveis por crianças com idades entre 0 e 4 anos, 11 meses e 29 dias devem levar a caderneta de vacinação para que a mesma seja avaliada e o esquema vacinal atualizado, de acordo com a situação encontrada”, comenta.

O próximo sábado (24) é o dia D de mobilização da campanha. Em Sorocaba, todas as 31 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade estarão funcionando das 8h às 17h para atender as crianças. Entre segunda e sexta-feira (26 e 30), as doses continuarão disponíveis nas 31 UBSs, durante o horário normal de funcionamento de cada uma delas. Em Sorocaba, a população-alvo da campanha é formada por 39.886 crianças.