Campanha Fique Sabendo 2014 realiza 707 testes de HIV e Sífilis

Campanha Fique Sabendo 2014 realiza 707 testes de HIV e Sífilis Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 10/12/2014 às 19:40
  • Atualizado 12/09/2022 às 19:40
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A edição 2014 da Campanha Fique Sabendo, promovida pela Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES), por meio do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/ Aids), realizou 707 testes de HIV e sífilis no total. A ação, que teve como objetivo incentivar a adesão ao exame, foi realizada neste ano entre os dias 1º e 5 de dezembro.

De acordo com a coordenadora do Centro de Orientação e Aconselhamento de Sorocaba (Coas), Isis Câmara Teixeira, dos 707 testes realizados em sete dias de campanha, 58% foram feitos por mulheres e 42% por homens, sendo que a faixa etária predominante foi a de 20 a 24 anos de idade. Além disso, deste total, 44% fizeram o exame pela primeira vez. A campanha detectou dez casos de HIV.

“Embora tenhamos feito menos exames que a campanha no ano anterior, esse ano fizemos 10 diagnósticos de HIV – duas pessoas já sabiam, portanto 8 diagnósticos novos –, e apenas três no ano anterior. Isso é muito positivo, pois o objetivo da campanha de ampliar o diagnóstico foi atingido, mesmo com a quantidade de exames menor. Além disso, muitas pessoas fizeram os teste pela primeira vez (44%), que também é positivo na nossa avaliação”, comentou Isis.

Quem não participou da campanha, ainda pode procurar qualquer uma das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade e o Coas, onde o exame é oferecido o ano todo. A campanha Fique Sabendo em Sorocaba é permanente. Além disso, quem tiver alguma dúvida sobre o teste de HIV ou sobre DSTs, pode se informar diretamente no Coas, que fica na Rua da Penha, 770, Centro.