Campanha de orientação sobre a hanseníase continua nas UBSs

Campanha de orientação sobre a hanseníase continua nas UBSs Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 23/10/2014 às 08:58
  • Atualizado 12/09/2022 às 08:58
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES), por meio do Programa Municipal de Controle da Hanseníase, está realizando desde o dia 20 a Campanha de Combate à Hanseníase, com o objetivo de divulgar os sinais e sintomas da doença e conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce. Até o próximo dia 30, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade estão examinando casos suspeitos e, se for necessário, fazendo o encaminhamento adequado.

De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Controle da Hanseníase da SES, Uiara Kaizer, a orientação sobre os sinais e sintomas da doença é muito importante para que a população recorra ao serviço de saúde o mais rápido possível. Ela lembra ainda que, uma vez iniciado o tratamento, o paciente deixa de transmitir a doença. “O principal sinal que deve ser observado é a presença de manchas na pele, com perda de sensibilidade local. Quem possui esse tipo de manifestação deve procurar espontaneamente qualquer uma das 31 UBSs da cidade”, diz.

Nesta quarta-feira (22), profissionais da Rede Municipal de Saúde participaram de uma capacitação sobre a hanseníase: o que é a doença, sinais e sintomas, forma clínica da doença, tratamento e orientações de autocuidado. E, até esta sexta-feira (24), um profissional do Programa da Hanseníase estará na Praça Coronel Fernando Prestes, no Centro, junto com a equipe do Ônibus da Mulher distribuindo material educativo e à disposição tirar dúvidas sobre a doença, sinais e sintomas, exames, medicamentos e tratamento.

 

Sobre a doença

A hanseníase é considerada um dos principais desafios da saúde pública, e o diagnóstico precoce é fundamental para a redução da transmissão e do risco de desenvolvimento de incapacidades físicas. É uma doença infecciosa que atinge a pele e os nervos dos braços, mãos, pernas, pés, rosto, orelhas, olhos e nariz. O tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas é longo, podendo variar de dois a até mais de dez anos.

As ações de orientação e diagnóstico precoce da hanseníase são realizadas durante o ano todo na rede municipal de saúde. Qualquer dúvida que alguém possa ter sobre a doença pode ser esclarecida diretamente na Policlínica Municipal de Especialidades, que fica no Jardim Santa Rosália, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. Além de notificar os casos, o Programa Municipal de Controle da Hanseníase trata o paciente com medicamentos, fornece acompanhamento multidisciplinar e acompanha os familiares.

Em 2014, até o dia 15 de outubro, foram notificados 46 casos de hanseníase em Sorocaba.