Campanha contra o sarampo inicia nesta segunda-feira em Sorocaba

Campanha contra o sarampo inicia nesta segunda-feira em Sorocaba Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 07/02/2020 às 16:23
  • Atualizado 12/09/2022 às 16:23
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A partir desta segunda-feira (10), a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), inicia a campanha contra o sarampo nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A realização tem como prioridade vacinar as crianças a partir de 5 anos a adolescentes até 19 anos (dezenove anos, 11 meses e 29 dias) de idade. Toda a população a partir de 6 meses até os nascidos a partir de 1960, deve procurar as UBSs para atualização da situação vacinal. A campanha se encerra no dia 13 de março.

Em relação às crianças com 4, 5, 6 e 7 anos (nascidas a partir de 2013) que não receberam a dose de reforço. Nesta campanha, os pais e responsáveis são importantes no processo de controle dessas doenças e devem comparecer aos serviços de vacinação com suas crianças e adolescentes, levando a caderneta de vacinação para avaliação e registro.

A vacina tríplice viral aplicada na campanha protege contra sarampo, rubéola e caxumba. No sábado, dia 15, haverá o “Dia D”, nas UBSs Márcia Mendes, Wanel Ville, São Guilherme, Carandá, Rodrigo, São Bento, Vitoria Régia, Laranjeiras, Fiori, Maria do Carmo, Angélica, Éden, Barcelona, Brigadeiro Tobias, Cerrado, Aparecidinha e Cajuru, das 8h às 17h para facilitar o acesso das pessoas que possuem dificuldade de comparecer durante a semana.

Até o momento, Sorocaba registrou três casos confirmados de sarampo. No ano de 2019, foram 76 casos confirmados. Durante o período da campanha também será disponibilizada a vacina febre amarela para toda a população a partir de 9 meses de idade, para atualização da situação vacinal (levando em consideração as contra indicações). Para consultar o endereço e o horário de funcionamento dessas unidades, basta acessar o link – https://servicos.sorocaba.sp.gov.br/selu/#/ .