Campanha contra gripe imunizou 34,8 mil pessoas e terá nova etapa nesta quarta-feira

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 08/01/2017 às 12:13
  • Atualizado 30/09/2022 às 12:13
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A partir desta quarta-feira (9), a 20º Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe inicia a terceira etapa para os grupos prioritários à imunização. Portadores de comorbidades, professores de escolas públicas e privadas, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade deverão receber a dose da vacina nas 32 Unidades Básicas de Saúde de Sorocaba. De acordo com a Secretaria de Saúde (SES), 34.800 pessoas já foram imunizadas até o dia 2 de maio.

O cronograma da vacinação segue até dia 1º de junho, quando oficialmente termina a campanha. Foram estipuladas três etapas desde o dia 23 de abril. As doses e insumos são fornecidos pela Secretaria Estadual de Saúde. A população estimada a ser vacinada dos grupos é de 161.421 pessoas com meta de 90%.

Dia D

Neste sábado, dia 12 de maio, será o Dia de Mobilização Nacional, o “Dia D”, e terá todas as 32 UBSs funcionando das 8h às 17h para vacinar quem não puder comparecer durante a semana.

Para se vacinar, o cidadão deverá procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência e levar o documento de identificação com foto e a carteirinha de vacinação. O endereço das 32 UBSs podem ser consultados no site: http://saude.sorocaba.sp.gov.br/destaques/unidades-basicas-de-saude.

Público que deve ser vacinado

– Trabalhadores da saúde, indígenas e as pessoas com 60 anos ou mais;

– Crianças, gestantes e puérperas;

– Portadores de comorbidades, professores de escolas públicas e privadas, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade;

Público que deve ser vacinado

– Trabalhadores da saúde, indígenas e as pessoas com 60 anos ou mais;

– Crianças, gestantes e puérperas;

– Portadores de comorbidades, professores de escolas públicas e privadas, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade;
Composição da vacina

A vacina da gripe disponível em Sorocaba e no Brasil todo contém proteção contra versão do H3N2, vírus que circulou com força no hemisfério norte em janeiro desse ano. A dose é composta por três cepas: A/Michigan/45/2015 (H1N1)pdm09, A/Singapore/INFIMH-16-0019/2016 (H3N2) e B/Phuket/3073/2013.

Medidas de prevenção

• Proteja o nariz e a boca. Cubra-os enquanto espirra ou tosse e use lenços descartáveis.
• Evite tocar a boca e o nariz.
• Lave as mãos com água e sabão e use álcool gel 70% regularmente, especialmente depois de tocar o nariz e a boca ou superfícies que possam estar contaminadas.
• Melhore a circulação de ar abrindo as janelas.
• Evite ficar por muito tempo em locais com grande aglomeração de pessoas.
• Mantenha hábitos saudáveis: coma bem, durma bem e faça exercícios.