Bebê com constipação intestinal há 7 dias é atendido na UBS Vila Sabiá com sucesso

Bebê com constipação intestinal há 7 dias é atendido na UBS Vila Sabiá com sucesso Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 02/08/2019 às 10:22
  • Atualizado 12/09/2022 às 10:22
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Na última terça-feira (30), na Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Sabiá, foi realizado um atendimento inesperado com massagens para aliviar e regular a constipação de um bebê. A assistência foi prestada com sucesso visando o cuidado e saúde do bebê através da enfermeira da unidade.

Por volta das 10h, a mãe da criança, Patrícia Benini, chegou na unidade com a bebê, Antonella Emanuela Benini, alegando que a filha estava sem dormir por 12 horas, com irritação e a barriga inchada. Logo em seguida, a enfermeira começou a fazer algumas perguntas para a mãe, e foi constatado que a criança estava sem evacuar há sete dias.

Imediatamente, a enfermeira começou a fazer uma massagem na região do umbigo, utilizando óleos vegetais e compressas de água quente para aliviar as dores. A partir disso, foram realizados os procedimentos necessários para a evacuação.

De acordo com a enfermeira, Sueli Maria Ribeiro, a constipação em recém-nascidos é algo natural e até comum de acontecer, pois o intestino do bebê ainda não está maduro. “Até atingir a maturidade, a criança poderá sofrer com constipação, com cólicas e prisão de ventre. Podendo variar de criança para criança, tendo diversos fatores que influenciam neste desenvolvimento”, comenta a enfermeira.

Segundo a especialista, é preciso informar e acalmar os responsáveis perante estes sintomas, indicando os melhores métodos e formas para solucioná-los. “Existem várias formas para que haja a evacuação, além da massagem ou compressas de água quente. O banho de ofurô é uma boa opção para melhorar a constipação, pois ela ajuda e melhora os sintomas, colaborando na evacuação”, conta Sueli.