Bairro de onde partiu ônibus com escorpião ‘está infestado’, relata moradora em vídeo; Ela filmou três animais capturados hoje

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 12/12/2018 às 15:51
  • Atualizado 12/09/2022 às 15:51
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Uma moradora do bairro Lopes de Oliveira fez uma transmissão ao vivo em suas redes sociais no início da tarde desta quarta-feira (12), para alertar os moradores do que ela chamou de infestação de escorpiões no bairro. Na filmagem, ela mostra três animais, que teriam sido capturados ainda nesta manhã próximo à sua casa, e cita a situação dos terrenos abandonados do bairro, como motivadores do aparecimento dos animais.

A Secretaria da Saúde (SES) informa que uma equipe da Divisão de Zoonoses esteve no referido bairro no dia 25 de setembro de 2018, realizando o trabalho de inspeção e orientação para os moradores. Recentemente, o setor recebeu duas demandas do bairro e equipes serão encaminhadas para realizar uma vistoria e averiguar o ocorrido.

Maria Rosenilda filmou os escorpiões já mortos, em potes com água. Segundo ela, vizinhos capturaram os animais. O caso da mulher de 50 anos que foi picada por um animal dentro do ônibus que faz a linha Lopes de Oliveira, chamou a atenção da moradora, que resolveu fazer a filmagem para alertar as autoridades sobre a situação do bairro.

“Tem muita criança aqui no Lopes de Oliveira e tem muito mato aqui nos bairros. Meu vizinho disse que tem mais, que ele só conseguiu catar esses. Mas é uma situação muito difícil”, explicou a moradora. “Eu fiquei besta. As crianças estavam brincando na frente, quando eles apareceram. Minha vizinha disse que o marido conseguiu pegar esses, mas ainda tem mais sim”, disse.

Segundo Maria, seu filho já foi picado por escorpião, o que aumentou sua preocupação. “A dor que meu filho sentiu, eu não quero pra ninguém. Acabei de chamar a atenção de um menino, que estava descalço. É muito preocupante”, salientou. “Meu filho foi assim, ele veio brincar na rua, estava descalço e foi pego. Ele foi bem atendido, mas sofreu muito”, lembrou a moradora.

Na opinião de Maria, o caso de Osana de Oliveira pode ter sido resultado desta infestação. “Quem sabe, pode ter entrado no ônibus aqui. Ninguém sabe. Quem pega ônibus no Lopes de Oliveira sabe que tem mato no ponto. E se pega uma criança? Alguma coisa tem que ser feita e as pessoas precisam tomar cuidado”, afirmou a moradora.

A moradora afirmou que agora vai redobrar a atenção em sua casa e pediu aos vizinhos que também façam o mesmo. Ela ainda pediu a presença da Prefeitura no local, para fazer a avaliação e tentar retirar os escorpiões do terreno.

Segundo informou no caso da passageira do coletivo, a Secretaria de Saúde (SES) esclareceu que animais sinantrópicos, como escorpião, ratos e baratas, são atraídos por locais com restos de alimentos expostos, depósito de resíduos de construção, como tijolos, inservíveis e lixo em geral, “por isso é importante que as pessoas não depositem irregularmente esses resíduos no local.

Ainda segundo a Secretaria de Saúde, no caso de uma pessoa ser picada por um escorpião, a Zoonoses orienta que procure atendimento médico imediato, seja nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Prontos-Atendimentos (PAs), Unidades Pré-Hospitalares (UPHs) ou Unidade de Pronto-Atendimento (UPA). Nestas unidades, o médico vai definir qual vai ser a conduta a ser tomada. Se for a indicação de soro antiescorpiônico, é feito encaminhamento ao CHS.

Se o animal for encontrado, a Zoonoses destaca duas alternativas: a primeira é tentar matá-lo de modo “mecânico”. Tem que tentar matar com vassoura, chinelo, como der. É recomendável que o escorpião seja colocado em um frasco e levado à Zoonoses. É possível, também, acionar a Zoonoses por meio do canal 156 ou pelo site da Prefeitura: http://www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento/#/Home/Solicitacao ou ainda procurar uma das Casas do Cidadão para registrar a ocorrência.

Em seguida, uma equipe técnica vai ao local, faz a inspeção da área e monitora o porquê da infestação. O aracnídeo é resistente ao uso de inseticida, ao contrário do que muitos pensam. É ineficaz aplicar. Eles são muito resistentes, conseguem ficar meses sem se alimentar, em condições adversas.

 

NOTA DA PREFEITURA:

A Secretaria da Saúde (SES) informa que uma equipe da Divisão de Zoonoses esteve no referido bairro no dia 25 de setembro de 2018, realizando o trabalho de inspeção e orientação para os moradores. Recentemente, o setor recebeu duas demandas do bairro e equipes serão encaminhadas para realizar uma vistoria e averiguar o ocorrido.

Os escorpiões são aracnídeos peçonhentos (com capacidade de injetar toxinas nos animais que lhes servem de alimento), possuem hábitos noturnos, ficando em repouso durante o dia em locais escuros quentes e úmidos como debaixo de folhas, trocos caídos e pedras nas matas. São mais ativos durante os meses quentes do ano (em particular, no período das chuvas). Devido às alterações climáticas do globo, em algumas regiões, estes animais têm se mantido ativos durante o ano todo.

Com a destruição destes ambientes pelo homem, os escorpiões adaptaram-se a buscar abrigo em pilhas de materiais de construção (tijolos, telhas, madeiras), restos de construções (entulho) e paredes sem reboco. O alimento disponível nas cidades fica por conta das baratas que se proliferam no lixo jogado em locais indevidos como terrenos e córregos e na rede de esgoto danificada.

Os escorpiões costumam infestar com grande facilidade os bairros com muitos imóveis sendo construídos ao mesmo tempo, um caso típico de grandes loteamentos (fato muito comum em nossa cidade), pois são transportados a estes bairros, ocultos no próprio material de construção, que é comprado em maciças quantidades.

O uso de pesticidas é ineficaz devido aos hábitos dos escorpiões de se abrigarem em locais de difícil acesso às técnicas de aplicação e também, à sua característica de permanecer imóvel durante meses sem se alimentar em condições adversas (o que evita transitar por onde o pesticida foi aplicado). O uso de “repelentes” como a creolina não é recomendado, pois estes produtos irritam e desalojam os escorpiões aumentando o risco de acidentes.

A melhor forma de combate é através de um controle integrado visando a modificação do ambiente para que o mesmo se torne impróprio aos escorpiões (Controle Mecânico).

Controle na Área Externa do Imóvel:

Manter limpos quintais e jardins, limpar folhas secas e manter gramados bem aparados;

Não jogar lixo ou entulho em córregos e terrenos baldios;

Limpar o mato alto em torno do imóvel deixando limpo um cinturão de 02 metros (aceiro);

Manter caixas de inspeção elétrica e caixas de gordura fechadas e bem vedadas;

As pilhas de materiais de construção devem ser movidas de lugar a cada 15 dias para impedir os escorpiões de se alojarem no local;

Rebocar muros e paredes;

Controle no Interior do Imóvel:

Rebocar paredes;

Vedar com “rodinhos” ou “cobrinhas de pano” frestas de portas e janelas, principalmente ao entardecer;

Reparar rodapés soltos e telar janelas;

Os “espelhinhos” dos interruptores, pontos de telefone e tomadas elétricas devem ser substituídos quando danificados, pois os escorpiões utilizam os conduítes elétricos (tubos de plástico por onde passam os fios dentro das paredes) para ter acesso ao interior do imóvel. Desta forma já foram encontrados escorpiões até em apartamentos;

Colocar tampa do tipo “abre-fecha” ou telada nos ralos. Desta forma, evita-se a saída de baratas e escorpiões e também evita-se a entrada do mosquito transmissor da Dengue, o Aedes aegypti, que gosta de por seus ovos também na água parada de ralos.

EM CASO DE ACIDENTES:

A vítima deve procurar o socorro médico levando, se possível, o animal causador da picada. Somente o médico pode determinar qual tratamento e medicação serão aplicados.