AME dobrará capacidade de atendimento em especialidades

AME dobrará capacidade de atendimento em especialidades Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 26/12/2013 às 12:23
  • Atualizado 12/09/2022 às 12:23
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

O governador Geraldo Alckmin e o prefeito Antonio Carlos Pannunzio inauguraram nesta segunda-feira (23) o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Sorocaba. A unidade de saúde regional passa a ser referência para atendimento aos usários do Sistema Único de Saúde (SUS) dos municípios de Araçoiaba da Serra, Capela do Alto, Ibiúna, Iperó, Piedade, Pilar do Sul, Santo de Pirapora, Sorocaba, Tapiraí e Votorantim.

Conforme destacou o governador, a população beneficiada é de quase 1 milhão de habitantes, sendo que a unidade, quando estiver com sua capacidade total, poderá atender até 15 mil consultas/mês. “O AME de Sorocaba é o segundo maior do Estado. A unidade vai oferecer 23 especialidades médicas, entre elas, acupuntura, alergologia, cirurgia plástica, cardiologia, cirurgia vascular, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, ginecologia e obstetrícia de alto risco”, disse Alckmin.

Já o prefeito agradeceu mais uma vez ao governador pelos inúmeros benefícios que o Estado tem direcionado à Sorocaba e região. Reforçou que, tão logo assumiu a administração municipal, solicitou a Alckmin urgência na inauguração do AME. “Sabíamos da importância deste ambulatório, que vai dobrar a capacidade de atendimento em especialidades. Com a inauguração da terceira Unidade Pré-Hospitalar (UPH Zona Leste), em agosto, já havíamos ampliado em 30% os atendimentos”, lembrou Pannunzio.

O prefeito de Sorocaba também agradeceu ao governador pelo convênio assinado por meio do programa Reágua, que liberou, a fundo perdido, recursos da ordem de R$ 2,9 milhões a serem aplicados em obras de saneamento em bairros mais afastados do centro. “Esse dinheiro será investido na implantação de rede coletora de esgoto em bairros como Bom Jesus e Recreios dos Sorocabanos”, informou Pannunzio.

Outra iniciativa do governador Geraldo Alckmin foi a assinatura do projeto de lei criando a Região Metropolitana de Sorocaba, assinado no mesmo evento. O projeto será enviado para análise da Assembléia Legislativa ainda esta semana e, com sua aprovação, cria-se oficialmente a Região Metropolitana, composta por 26 municípios da região de Sorocaba. Durante o evento, Alckmin entregou também 11 novas vans para a região de Sorocaba.

O prédio onde funciona o AME – Rua Guaicurus, esquina com a Rua Gustavo Teixeira, 411, no Mangal – foi desapropriado, reformado e ampliado pela Prefeitura de Sorocaba. A Secretaria de Estado da Saúde investiu R$ 6,9 milhões entre obras e equipamentos. Como toda unidade de saúde, o AME Sorocaba terá um cronograma de implantação gradativa dos serviços, até atingir sua capacidade plena. O AME Sorocaba funcioná de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

O evento contou com a participação da vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Social Edith Maria Di Giorgi, deputados estaduais e federal por Sorocaba, prefeitos e vereadores de vários municípios da região, além de secretários e autoridades municipais.