Ação educativa sobre hanseníase na praça central chama a atenção dos sorocabanos

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 29/01/2013 às 21:29
  • Atualizado 30/09/2022 às 21:29
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Dezenas de pessoas passaram pela barraca do Programa de Controle da Hanseníase, da Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES), entre 8h e 16h desta quinta-feira (29), na Praça Coronel Fernando Prestes, para tirar dúvidas e receber informações sobre a hanseníase. Trata-se de doença infecciosa, de evolução lenta, causada pelo bacilo de Hansen ou Mycobacterium leprae que se manifesta principalmente por meio de sinais e sintomas dermatoneurológicos: lesões na pele e nos nervos dos braços, mãos, pernas, pés, rosto, orelhas, olhos e nariz. A ação fez parte da Campanha dos Três Bichos, do Ministério da Saúde, que o município realiza até esta sexta-feira (30).

A ação, realizada em parceria com alunos de Enfermagem da Faculdade Anhanguera de Sorocaba, também abordou as pessoas que passavam pela praça, distribuindo material educativo e informativo. Algumas pessoas foram, inclusive, examinadas pelos profissionais da equipe do programa. “Dez pessoas que apresentaram algum sinal da doença serão encaminhadas para consulta com dermatologistas da Policlínica Municipal de Especialidades, para investigar estes casos”, comenta a coordenadora do programa, Uiara Kaizer.

Em Sorocaba, neste ano, até o dia 10 de maio, foram notificados dez casos de hanseníase, sendo que todos estão em tratamento. Veja mais detalhes sobre a doença no município no boletim epidemiológico divulgado pela Área de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde (SES).

A Campanha dos Três Bichos, promovida pelo Ministério da Saúde, tem por objetivo eliminar a hanseníase como problema de saúde pública (menos de um doente por 10 mil habitantes), o tracoma como causa de cegueira e reduzir drasticamente a carga de geohelmintíase (verminose). Sorocaba foi uma das cidades escolhidas pelo Governo do Estado de São Paulo para participar desta campanha de prevenção.