A partir de amanhã, dia 01, a UPH Zona Norte só atenderá ADULTOS e as CRIANÇAS somente serão atendidas na UPH Zona Oeste

A partir de amanhã, dia 01, a UPH Zona Norte só atenderá ADULTOS e as CRIANÇAS somente serão atendidas na UPH Zona Oeste Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 31/10/2013 às 18:20
  • Atualizado 12/09/2022 às 18:20
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A partir desta sexta-feira, 1º de novembro, as Unidades Pré-Hospitalares (UPH) da Zona Norte e da Zona Oeste terão um novo formato de atendimento dos casos de urgência e emergência. A UPH Zona Oeste, localizada na Avenida General Carneiro, fará atendimentos exclusivamente pediátricos e a UPH Zona Norte, que fica na confluência das Avenidas Itavuvu e Ipanema, contará com médicos clínicos gerais para atender os adultos.

Esta estratégia faz parte da reorganização do Sistema de Urgência e Emergência da Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES) e foi anunciada oficialmente pelo titular da pasta, Armando Raggio, na manhã desta quinta-feira (31), em entrevista coletiva concedida na sala de reuniões da Secretaria de Planejamento e Gestão (SPG), no Palácio dos Tropeiros. A vice-prefeita e secretária municipal de Desenvolvimento Social, Edith Di Giorgi, o secretário de Governo e Segurança Comunitária, João Leandro da Costa Filho, a coordenadora técnica da SES, Áurea Íscaro Andrade e o médico Vagner Guerrero, da SES, também estavam presentes.

Segundo Raggio, atualmente 31 pediatras plantonistas atendem nas duas UPHs (ZN e ZO). Eles se dividem entre as duas unidades em escalas de 24 horas de trabalho. Com a centralização dos atendimentos pediátricos na UPH ZO, estes 31 profissionais trabalharão no mesmo local. E os médicos clínicos atenderão adultos na UPH Zona Norte. Com a concentração das especialidades, vamos aumentar o número de leitos de observação, intensificar os recursos terapêuticos e evitar as falhas na escala de plantão”, explica o secretário.

“Fizemos todo o esforço para ampliar a equipe de pediatras plantonistas, realizando concurso público, abrindo contratações emergenciais e, contudo, não conseguimos ampliar as equipes. Esta decisão foi tomada com responsabilidade; foi muito refletida e será constantemente aperfeiçoada. Estamos fazendo um esforço para atender da melhor forma. Não adianta atender precariamente em duas unidades, com equipes reduzidas”, comenta o secretário.

Raggio afirma ainda que esta mudança não vai trazer prejuízos à população, ao contrário, haverá melhor resolutividade dos casos e mais qualidade no atendimento, tanto na área infantil quanto na área da saúde do adulto. De acordo com o último censo de IBGE (2010), na região Oeste da cidade (conforme regionalização adotada pela SES), a população de pessoas de até 11 anos, 11 meses e 29 dias é de 47.058 habitantes e na região Norte, é de 31.580 crianças.

Os moradores da Zona Norte que precisarem de atendimento pediátrico de urgência e emergência terão como opção o Pronto-Atendimento (PA) Laranjeiras, que também atende crianças. Caso algum morador se dirija à UPH Zona Norte precisando de um atendimento pediátrico de urgência e emergência, uma unidade do Samu-192 estará à disposição para o transporte à UPH Zona Oeste ou ao Pronto-Socorro.

A Secretaria da Saúde reforça que a UPH da Zona Leste, localizada estrategicamente na rodovia Raposo Tavares, continuará com o atendimento misto, ou seja, atenderá crianças e adultos.