60 profissionais são capacitados sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis

60 profissionais são capacitados sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 02/07/2018 às 16:18
  • Atualizado 12/09/2022 às 16:18
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A Secretaria de Saúde (SES), por meio do Programa Municipal de IST/HIV/AIDS/Hepatites Virais, capacitou 60 profissionais da rede pública de saúde para que possam realizar testes rápidos de IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis) nas unidades de saúde. O treinamento aconteceu na semana passada, entre os dias 25 e 29 de junho, na Unip (Universidade Paulista).

De acordo com a SES, os testes rápidos usam sangue da ponta do dedo e o resultado fica pronto entre 30 e 40 minutos. Ele serve para diagnosticar casos de HIV, sífilis e hepatites B e C. A maioria dos profissionais (enfermeiros e técnicos de enfermagem) pertence à Rede Básica de Saúde, ou seja, atuam nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade. A capacitação também é uma preparação para a campanha “Julho Amarelo” que visa o combate às hepatites e acontecerá a partir do dia 23 até o 27 desse mês.

Para a coordenadora do CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), Helena Solla, a intenção dessa capacitação é ampliar a oferta de testagem rápida nos territórios do município, uma vez que não é todo cidadão que consegue chegar no CTA. “Dessa forma, conseguiremos realizar campanhas descentralizadas com enfoque em públicos chave para a detecção precoce das ISTs. Essa é uma medida de prevenção combinada às demais estratégias que estamos adotando, especialmente para o controle da transmissão da sífilis e HIV”, ressalta Helena.

Ah, seria interessante inserir q se trata tb de uma preparação para o julho amarelo (combate às Hepatites Virais), já q os profissionais tb foram treinados p fazer o teste rápido das Hepatites B e C

O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e o Same (Serviço de Atendimento Municipal Especializado) contam com uma equipe multiprofissional e oferecem atendimento individual de aconselhamento em DST/HIV/Hepatites Virais. Lá também é feita a testagem rápida para HIV, Sífilis e Hepatites Virais, além de campanhas educativas com foco na prevenção das DST/HIV/Hepatites, por meio de parcerias, distribuição de insumos de prevenção e materiais educativos.

O CTA/SAME está situado à rua Manoel Lopes, 220, na Vila Hortência, e o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Ação de prevenção da sífilis e HIV na 39ª Festa Junina Beneficente de Sorocaba

A abertura da 39ª Festa Junina Beneficente de Sorocaba, realizada na última sexta-feira ( 29) contou com uma equipe do Programa Municipal de IST/HIV/AIDS/Hepatites Virais. O trabalho de sensibilização à população teve como objetivo a prevenção da síflis e HIV e mais de 3 mil preservativos e materiais educativos foram entregues aos cidadãos que passavam pelo Parque das Águas.