Cerca de mil pessoas são esperadas no Drift Day Soukoukai no Brasil Kirin Arena

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 31/07/2013 às 23:14
  • Atualizado 12/09/2022 às 23:14
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

No próximo domingo, dia 4 de agosto, o Kartódromo Brasil Kirin Arena sedia o 17º Drift Day Soukoukai.


Neste evento, o público poderá ver de perto pilotos de várias partes do estado numa demonstração de agilidade e sangue frio para criar manobras e derrapagens arriscadas, fazendo o carro literalmente andar de lado. O evento tem início às 10h com entrada franca.

O drift é uma técnica japonesa que vem ganhando espaço nas pistas do Brasil e nesta competição os pilotos devem levar o carro além dos limites.  Vence aquele que unir alta velocidade com ângulo do drift, simultaneamente, em um traçado pré definido. O número de adeptos cresceu na proporção da potência dos carros modificados, já que alguns motores chegam a ter 1000 cavalos.

Para Cordeiro Pedroso, organizador da competição, o Drift é uma modalidade do automobilismo que não para de ganhar adeptos no país e as competições na Brasil Kirin Arena são uma oportunidade de divulgar o esporte. “Este é um evento não apenas para os pilotos e amantes da velocidade. É um evento para a família não apenas pelas características da competição como pela infraestrutura do kartódromo, que oferece lanchonete, restaurante e estacionamento”, lembrou Cordeiro.

Além do 17º Drift Day Soukoukai, quem for à Brasil Kirin Arena no próximo domingo poderá ainda  locar karts para participar de competições entre pilotos amadores e assistir ao treino livre de pilotos profissionais de kart.

 

Sobre o Drift

O drift surgiu no Japão nos anos 1970. É uma modalidade do automobilismo em que os pilotos fazem derrapagens com a ajuda do freio de mão. Nas curvas, os carros andam literalmente de lado. Vence aquele que unir alta velocidade com ângulo do drift, simultaneamente, em um traçado pré-definido. 

 

Sobre a Brasil Kirin Arena

Inaugurado em 24 de abril de 1994, a pista atrai kartistas do Brasil todo. Com 1.240 metros de extensão e 8 metros de largura, a pista está classificada entre as mais bem estruturadas do País. Berço de grandes pilotos do automobilismo como Átila Abreu (Stock Car), Bia Figueiredo (Fórmula Indy), Lucas Di Grassi e Nelsinho Piquet (ambos da Fórmula 1), o kartódromo também recebeu  pilotos renomados como Rubinho Barrichello, Max Wilson e Nelson Piquet, que andou na pista no dia de sua inauguração.

Desde a inauguração da pista, a família Piquet segue fazendo parte da história do espaço até os dias hoje. “Pedro Piquet, o filho mais novo de Nelson Piquet, também está correndo em campeonatos realizados aqui”, conta Eduardo Gozzano, diretor do Ituano Motor Sport Club. A pista também é frequentemente utilizada por montadoras como pista de testes para novos carros. “O tamanho e o traçado da pista é considerado por muitas montadoras como ideal para avaliação de novos carros”, afirma Gozzano.

A Brasil Kirin Arena foi a única pista do Brasil a sediar o Mundial de Kart CIK/FIA, uma dos principais competições da categoria no mundo.  A pista também sediou a 2ª edição da 24h de Kart, competição similar às 24h de Le Mans.

O local conta com uma completa infraestrutura, composta por 60 boxes fechados, restaurante e lanchonete, vestiários, loja, ambulatório, arquibancada, estacionamento para 500 carros, além de um heliporto. A Brasil Kirin Arena é hoje um dos espaços da região mais bem preparados para sediar festas, shows, eventos musicais, esportivos e empresariais, em meio a uma área total de 50 mil m².

 

Serviço

17º Drift Day Soukoukai

Data: 4 de agosto, a partir das 10h

Local: Brasil Kirin Arena

Endereço: Estrada do Canguri s/n – Itaim – Itu/SP

Informações: (11) 4403.8222