Dicas incríveis para uma vida mais saudável em tempos de isolamento social

publi-editorial 20 abr / 2020 às 16:01

O outono chegou e, apesar das altas temperaturas em nossa região, logo o frio chegará por aqui. Essa época do ano inspira a estarmos preparados para receber o inverno e a ter esperança de que dias mais fáceis estão por vir.

Pensando nisso, Vivian Rodrigues, nutricionista do Projeto Eu selecionou dicas incríveis que podem ser feitas em casa, aproveitando o período de reclusão, para termos mais qualidade de vida e bem-estar. Afinal, o sistema imunológico depende de muitos nutrientes e compostos bioativos para manter-se saudável e competente.

Veja a seguir, as boas práticas que a nutricionista listou para manter sua saúde em alta durante essa quarentena:

  1. Consuma de 4 a 5 porções de vegetais/dia, sempre variando as cores, mas com destaque para os verdes escuros.
  2. Consuma pelo menos 3 frutas ao dia, especialmente as ricas em vitamina C, como: limão, laranja, acerola, tangerina, kiwi, goiaba etc..
  3. Consuma alimentos que são importantes para a sua saúde intestinal, como: frutas e vegetais, aveia, grãos, sementes, banana verde, além dos alimentos fermentados, como: iogurte, kefir e kombucha.
  4. Evite o consumo de alimentos ultra processados, ricos em gorduras trans, a saber: açúcar, farinhas refinadas e aditivos químicos. Prefira alimentos mais naturais e dê preferência aos orgânicos.
  5. Inclua 2 castanhas do Pará ao dia, pois ela é rica em selênio que é um mineral fundamental para a saúde do nosso sistema imunológico.
  6. Consuma de 2 a 3 colheres (sopa) de mix de sementes/dia, pois são ricas em zinco, cobre, magnésio. Misture sementes de girassol, abóbora e gergelim em proporções iguais.
  7. Inclua ervas e raízes como temperos ou em forma de chás: sálvia, tomilho, alho, canela, gengibre, noz moscada, aniz estrelado, cúrcuma, hortelã e mate.
  8. Capriche na ingestão de água.
  9. Faça a mastigação adequada dos alimentos, pois melhora a digestão e a absorção dos nutrientes.
  10. Tome sol para incrementar a captação da vitamina D nos ossos.
  11. Faça atividade física com regularidade.

 

Inspira e respira

Estamos passando por dias difíceis e é natural que o corpo acumule estresse, pois existe uma ameaça invisível que paira no ar, além de um emaranhado de sentimentos e emoções que são evidenciados em situações de isolamento social.

O professor de meditação (Mindfulness) do Projeto Eu, Thomas Brouwer, que também é hipnoterapeuta OMNI, explica que quando nos sentimos cronicamente estressados podemos ter uma série de problemas de saúde, como o enfraquecimento de nosso sistema imunológico e a redução na capacidade natural de regeneração do corpo.

“A meditação não possui poderes mágicos de cura, mas pode nos auxiliar a recuperar o equilíbrio mental e físico e o bom funcionamento do organismo”, destaca e complementa, “uma prática simples, chamada de concentração ou atenção focada, envolve o direcionamento da atenção para um único objeto, chamado de âncora de atenção, como a respiração”.

 

Aquiete-se e vamos meditar!

Segue uma prática de meditação indicada pelo professor Thomas:

Repouse gentilmente a atenção sobre um objeto, como a respiração. Movimentos de distração e dispersão são esperados. Torne-se consciente desses movimentos da mente e, assim que perceber, reoriente a atenção sobre a sua respiração. Faça isso quantas vezes for necessário, sem nenhum tipo de repreensão, elogio ou comentários mentais.

Inicie com uma vez por dia, por pelo menos 5 minutos, e aumente o tempo e a frequência quando se sentir à vontade.

Boas práticas!

 

Projeto Eu Online

O Projeto Eu é uma clínica de emagrecimento, saúde, bem-estar e qualidade de vida que tem como objetivo principal acolher a pessoa que procura algo novo, e segue de mãos dadas com quem quer trilhar o caminho da saúde, do resgate da autoestima e da mudança no seu estilo de vida, e que não quer apenas emagrecer. Nestes tempos de isolamento social todas as atividades da clínica estão disponíveis em suas plataformas virtuais (@projetoeuemagrecimento) para que você possa fazer parte desta turma que busca mais saúde e alegria de viver. São treinos diários, aulas de culinária fitness, grupos de nutrição, palestras e rodas de conversas para auxiliar nesse momento delicado.

 

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