“Com coragem eu sigo, nessa velocidade que não temo, nem mesmo de ousar ser feliz”

“Com coragem eu sigo, nessa velocidade que não temo,  nem mesmo de ousar ser feliz” Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 19/08/2020 às 17:18
  • Atualizado 12/09/2022 às 17:18
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Fernando Pessoa foi um grande poeta português. Isso todo mundo sabe! E o próprio Pessoa teria dito que esse verso acima diz muito a respeito dessa mulher forte e de coração generoso que enfeita esta página no dia de hoje: a Intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras), Simone Pinheiro Soares.

Ela passou por um período delicado no ano de 2019, e ao lado do filho de 11 anos, estava procurando reorganizar o seu núcleo familiar após a separação.

“Hoje, eu e meu filho estamos bem, mas quando me separei estava com vários problemas de saúde, porque não estava me cuidando. Então essa decisão de entrar no Projeto Eu foi por mim e por ele, pela nossa família, pois se eu estou bem ele também está”, relembra. Simone conta que a mãe e a irmã apoiaram muito a sua decisão, e isso foi de extrema importância naquela fase. “Meu filho também me apoiou, ficava comigo lá no Projeto, com a maior paciência, para que eu pudesse fazer as atividades físicas”, diz.

Simone se recorda que não conseguia emagrecer sozinha. “Já estava tomando remédio para controlar a pressão alta e outro para ansiedade e sabia que o excesso de peso tinha influência nisso. Comecei a pesquisar na Internet e achei o Projeto Eu. O que me chamou a atenção foi por ser uma clínica multidisciplinar. Fiquei muito feliz em saber que todos os profissionais me acompanhariam durante todo o processo. Era tudo o que eu estava precisando.

Já no primeiro dia fomos muito bem recebidos e o que chamou atenção foi esse acolhimento todo especial do Projeto Eu”, comenta.

E a dieta, Simone? Foi difícil no começo? “Olha, eu estava tão aberta e já havia entendido claramente que eu precisava mudar o meu estilo de vida, que consegui aderir bem à dieta. Isso que me deixou muito feliz, pois eu tinha enorme dificuldade com certos alimentos e hoje consigo saborear alguns que nunca imaginei que teria coragem de experimentar. São muitas a descobertas. Até as receitas da professora Andréa Arcuri eu faço, e sempre que preciso de mais informações entro no site, pesquiso os ingredientes para os meus pratos especiais”, conta ela toda entusiasmada.

Adepta de quase todas as aulas, ela afirma gostar bastante do treino funcional e do Strong. “Gosto de atividades mais intensas para extravasar tudo”, brinca. E nessa brincadeira que ela leva bastante a sério, lá se vão 14 quilos. “Já estou na Fase Eu, mas tenho alguns objetivos que ainda quero atingir”, analisa. Outra atividade que já faz parte da sua agenda é participar dos grupos terapêuticos. “Nunca tinha feito terapia, por isso no início tive bastante dificuldade para aderir. Levei algum tempo para começar, mas hoje entendo que faz parte do processo”, diz.

Simone faz uma viagem no tempo e recorda-se do ponto onde tudo começou: “Algumas pessoas me falaram que eu iria conseguir emagrecer sozinha, mas eu entendi que precisava de ajuda. Assumir isso para mim mesma foi o primeiro passo… e o Projeto Eu é essa ‘ajuda’! Contar com o apoio de todos os profissionais que me orientam a dar os passos necessários neste processo, saber que eu não tomo mais nenhum medicamento… tudo isso é uma vitória imensa na minha vida. Outra coisa que mudou muito e que o Projeto me ajudou foi entender que eu preciso cuidar de mim. Antigamente eu só queria cuidar dos outros, mas agora entendo que preciso cuidar de mim primeiro, estar bem para então poder cuidar ainda melhor dos outros”, abre o coração essa nova Simone… toda dona de si.