Vereador Luis Santos sugere que Projeto Guri seja instalado no prédio histórico da Praça Frei Baraúna

Vereador Luis Santos sugere que Projeto Guri seja instalado no prédio histórico da Praça Frei Baraúna Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 21/10/2021 às 16:27
  • Atualizado 12/09/2022 às 16:27
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Para o parlamentar, o projeto sociocultural seria o ideal para o prédio com histórico de cultura

Após o anúncio pelo Poder Executivo de que o antigo imóvel da Oficina Cultural Regional Grande Otelo seria doado pelo Estado de São Paulo ao município de Sorocaba, surgiram hipóteses do que seria instalado no local. O vereador Luis Santos (Republicanos), em tratativas com o prefeito Rodrigo Manga, defende que o Projeto Guri seja instalado no local, colaborando para o êxito e destinação correta do prédio.

Defendido pelo prefeito Rodrigo Manga de que seja utilizado em atividades culturais, o Projeto Guri (Escola Pública de Cultura e Artes Ettore Marangoni) é considerado o maior programa sociocultural brasileiro e encaixa-se perfeitamente na proposta, no entender de Luis Santos. Transferido para o Jardim Sandra em 2019, atualmente funciona na antiga unidade educacional do Serviço Social da Indústria (Sesi) oferecendo para criança e adolescentes de 6 a 18 anos incompletos, cursos de iniciação musical e instrumentos musicais.

Luis Santos observa que, desde que a unidade educacional do Serviço Social da Indústria (Sesi) foi desativada no bairro, a região do Jardim Sandra, que inclui Jardim Emília, Jardim Santa Fé e Jardim Faculdade, ficou sem ensino fundamental.

“Com a inativação do Sesi, a região ficou desprovida de ensino fundamental para as crianças, sendo necessário se desloquem grandes distâncias para estudar”, enfatiza Luis Santos, que apresentou requerimento na Câmara Municipal solicitando a instalação de uma escola no bairro. Para ele, a possibilidade da transferência do Projeto Guri para o antigo Prédio da praça Frei Baraúna trouxe a esperança do bairro e região voltar a ter ensino fundamental.