Vereador diz que representará no MP após vice-prefeita deixar sessão para dar aula em instituição privada

Vereador diz que representará no MP após vice-prefeita deixar sessão para dar aula em instituição privada Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 10/10/2015 às 21:54
  • Atualizado 12/09/2022 às 21:54
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

O vereador José Crespo (DEM) ameaçou entrar com representação no Ministério Público conta a secretária de desenvolvimento social e vice-prefeita Edith Maria Garboggini Di Giorgi. A situação ocorreu durante a Sessão Ordinária da Câmara de Sorocaba de terça-feira (6).

As declarações de Crespo ocorreram após a secretária, que usava a tribuna para prestar informações sobre as entidades, deixar a sessão alegando que teria de dar aula em uma instituição privada.

“Eu estou em aula. Eu dou aula toda manhã de terça-feira. Eu deixei os meus alunos fazendo atividades”, diz. “Eu nunca presenciei uma situação como essa. Secretário Municipal tem dedicação exclusiva e não tem que dar aula durante o expediente. Isto é ilegal e vai ser cobrado no Ministério Público. Ela veio para ficar e respeitar os vereadores até o final do assunto”, argumenta Crespo.

Na mesma data, o secretário de governo João Leandro afirmou que o fato de Edith dar aula em uma universidade particular da cidade não interfere no trabalho desenvolvido na secretaria e que a secretária, assim como os demais secretários da municipalidade, trabalha bem acima da carga horária determinada.

 

Audiência pública

Durante audiência pública na quarta-feira (7), João Leandro informou que a Prefeitura de Sorocaba suspenderá os editais de chamamento do Orçamento 2016 que não incluíam entidades que atendem pessoas com deficiência. A medida foi determinada mediante argumentos dos vereadores em audiência pública realizada na Câmara Municipal na tarde desta quarta-feira, 7, com participação de grande número de representantes de entidades, que temiam corte de repasses às instituições conveniadas à Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

Presidida pelo vereador José Francisco Martinez (PSDB), a audiência teve início com a apresentação de dados da Sedes. A titular da pasta e vice-prefeita, Edith Di Giorgi, informou que o orçamento da Sedes para 2016 está previsto em R$ 32 milhões, portanto R$ 5 milhões superior ao de 2015. A secretária defendeu também que não haverá diminuição de repasses para entidades. Segundo ela, 37% de todo o orçamento da pasta será destinado às entidades. “Cortamos praticamente todas as ações a mais que a secretaria fazia para não cortar os repasses”, argumentou.