Secretário Municipal recusa título de cidadão sorocabano

Secretário Municipal recusa título de cidadão sorocabano Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 17/04/2015 às 11:20
  • Atualizado 12/09/2022 às 11:20
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

O secretário municipal de governo João Leandro da Costa recusou o título de cidadão sorocabano oferecido pela Câmara Municipal de Sorocaba. A honraria foi ofertada pelo vereador José Crespo (DEM) e foi votada nesta terça-feira (14).

José Crespo teria conversado com o secretario antes de apresentar o projeto. “Quem autorizou esse projeto foi João Leandro da Costa Filho. Por motivos politiqueiros, já que ele amarelou, uma semana antes eu o consultei e ele autorizou esse projeto ser protocolado. Depois amarelou e se acovardou diante de situações políticas”, diz. “Eu estou com a consciência muito tranquila. É regimental e está com parecer favorável. É uma homenagem a um cidadão que merece. Essas questões políticas do dia-a-dia a gente se aproxima e se afasta e ele que não amadureceu, é um “crianção”. Está na puberdade política. Misturou as estações e é só isso”, lamenta. 

Apesar de pedidos e da alteração de ânimos, Crespo não retirou o projeto. “Não vou retirar (…), é criancice do João Leandro e tem de aprender a crescer. Criança é assim, se não aprende por bem, leva umas palmadas no bumbum para aprender. Rejeite o título que outro colega entre com o pedido. Se esse vereador não é suficientemente bom para ele. Eu perguntei se ele aceitava o título, e de mim, obviamente e ele aceitou”, conclui.

Marinho Marte (PP) também se posicionou contra o possível pedido de retirada. “Não vamos discutir, mas a questão é absolutamente sensível  e nunca vi e nunca ouvi falar de um cidadão com referência a uma cidade tão querida como a nossa, não querer um título de cidadania. Isso é um tapa na cara de todo sorocabano. O encaminhamento, no pior das hipóteses, seria retirar esse projeto”, explana Marinho marte (PP).  “É gravíssimo isso. Eu quero ver os vereadores votarem contra. Faço um apelo ao voto sim e ele que não venha receber”, termina.

Francisco Martinez (PSDB), líder do governo na Câmara, recomendou o voto não ao título.

Com a recusa, os vereadores votaram contra a concessão. A votação realizada no painel teve 17 votos contra e 3 a favor.

Alguns vereadores justificaram seu voto. “Votamos não exatamente pelo fato de que o homenageado não quis receber o título”, afirmou Francisco França, líder da bancada petista na Casa. Esse foi o mesmo posicionamento do PRP, liderado pelo vereador Waldercir Morelly. “Ficou bem claro que não estava desprezando a honraria. O problema era a origem do vereador Crespo. Foi por uma situação política em si”, justifica Luís Santos (PROS), que votou contra a concessão.

A situação teria ocorrido devido as afirmações de que o prefeito Antônio Carlos Pannunzio é a “rainha da Inglaterra” na forma de governar. O autor da fala repetiu a afirmação durante a Sessão.

 

Sobre o secretário

João Leandro é natural de Guapiara e foi trabalhador rural até seus 27 anos de idade. Ele foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Guapiara e delegado da Federação Estadual dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de São Paulo. 

Atuou ainda como assessor jurídico da Câmara Municipal de Guapiara e como assessor parlamentar do então deputado federal Antonio Carlos Pannunzio (de 1998 a 2010) e é secretário municipal desde 2013.

João Leandro da Costa não quis comentar a votação do Legislativo.