Representantes da Feira da Barganha fazem uso da tribuna durante sessão ordinária da Câmara

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 21/10/2021 às 18:26
  • Atualizado 12/09/2022 às 18:26
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Os barganheiros realizaram um protesto e o presidente da Casa, Cláudio Sorocaba (PL), disse que o prefeito se comprometeu a regularizar a feira

Os comerciantes que atuam na Feira da Barganha, mais conhecidos como “barganheiros”, realizaram um protesto na Câmara Municipal de Sorocaba, durante a sessão ordinária desta terça-feira, 19, quando foram atendidos pelo presidente da Casa, vereador Cláudio Sorocaba (PL), e seus representantes, Ivonete Parisi e Reinaldo José, que integram a Associação Cultural Barganha Sorocaba fizeram uso da tribuna.

“Havia venda de espaço pelos moradores para as pessoas que queriam vender seus produtos. Com a organização, isso foi resolvido e o espaço foi delimitado, cada um tem seu lugar”, disse Ivonete Parisi, ao defender a associação, lembrando que, antes do trabalho desenvolvido pela entidade, muitas famílias chegavam na véspera da feira e dormiam no carro, sem banheiro, para reservar seu lugar na feira.

“Conversei com o prefeito Rodrigo Manga e ele disse que vocês podem ficar tranquilos, pois vão continuar trabalhando naquele local”, afirmou Cláudio Sorocaba, ao abrir a palavra aos representantes dos barganheiros. “O prefeito me pediu que transmitisse a vocês o compromisso da Prefeitura de asfaltar a rua da Feira da Barganha, demarcar a feira e colocar banheiro químico no local, respeitando todas as determinações da lei”, afirmou Cláudio Sorocaba (PL).

Além do presidente da Casa, vários vereadores se posicionaram a favor dos trabalhadores da Feira da Barganha, como Vitão do Cachorrão (Republicanos), Fausto Peres (Podemos), João Donizeti Silvestre (PSDB), Fernando Dini (MDB), Rodrigo do Treviso (PSL), Dylan Dantas (PSC), Fábio Simoa (Republicanos). As vereadoras Iara Bernardi (PT) e Fernanda Garcia (PSOL) cobraram do prefeito o compromisso de regulamentar a Feira da Barganha.

O protesto dos barganheiros foi motivado por um incidente que ocorreu no domingo, envolvendo o vereador Cícero João (PTB) e viaturas da Guarda Civil Municipal. Em plenário, o vereador explicou que não é contra os feirantes e apenas defende a legalização da Feira da Barganha, por parte do poder público, evitando que ela seja privatizada, no seu entender, por uma associação. “Não sou contra os feirantes, mas a favor da legalização da Feira da Barganha, para que os feirantes sejam tratados com dignidade”, enfatizou.