Pré-candidato pelo PEN para a Prefeitura, Laerte Molleta fala em novo projeto político

Pré-candidato pelo PEN para a Prefeitura, Laerte Molleta fala em novo projeto político Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 26/02/2016 às 22:44
  • Atualizado 12/09/2022 às 22:44
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Laerte Molleta (PEN) é um dos nove pré-candidatos que pretendem pleitear o cargo ocupado atualmente por Antonio Carlos Pannunzio. A disputa, inclusive, pode ter o próprio Pannunzio, caso queira, ou seja indicado para a reeleição. Contra o atual modelo de gestão que já dura quase vinte anos, Moletta afirma ter um novo projeto político.

“O projeto é fortalecer o partido, trazer uma nova liderança, um novo projeto político, uma nova proposta. A ordem é sair como candidato ao Executivo, mostrar qual é a ideia do partido e debater mais a política, porque a ausência de debate acaba deixando as propostas de lado e a gente não consegue evoluir”, diz Moletta. “Estou vindo candidato pelo PEN 51 (Partido Ecológico Nacional) que foi fundado em junho de 2013. Elegemos dois deputados estaduais por São Paulo e agora teremos a primeira eleição municipal”, afirma.

Moletta também comentou se o fato de haver muitos candidatos é bom para o partido. “Isso é sempre bom. Todos os partidos têm que vir com propostas. É esse debate que ajuda, que traz qualidade. Nós temos um programa de governo pronto, só não podemos falar ainda. A Thais Romão já está fechada com a gente como vice. Nós procuramos todas as lideranças de Sorocaba para ver qual se identifica com o nosso projeto para nós unirmos forças”, destaca. “Temos partidos grandes praticamente finalizadas as negociações São sessenta candidatos a vereador”, explica.

Questionado se o desgaste dos partidos grandes como PSDB, PMDB e PT facilita para a evolução de partidos pequenos, Moletta é enfático. “O desgaste vem do tempo. Eu vejo Sorocaba assim. São vinte anos de PSDB na cidade, com o mesmo grupo político, por sinal. O resultado é que se você pode pegar qualquer pesquisa vai ver que o índice de insatisfação é muito grande, passa dos 50%, tranquilamente. Eu acho que cansou e além de ter cansado esse ultimo mandato do PSDB que está em andamento, ainda mostra a dificuldade da gestão e a gente não sabe dizer bem do que se trata. O Vitor Lippi quando saiu tinha uma boa avaliação, deu início a muitas obras. Logo, quando ele saiu deu início a CPI das obras paradas, porque obras que ele iniciou não foram concluídas e, além disso, havia má qualidade. Temos alguns exemplos de escolas que não puderam ser ocupadas por que estavam caindo”, relata. “Depois teve o problema do contrato do lixo e ainda a questão da merenda escolar. Chegou ao ponto de faltar merenda. É um absurdo. Eu acho que faltou pulso”, afirma. Moletta também criticou a questão da epidemia de dengue registrada na cidade no ano passado.

O pré-candidato ainda criticou os projetos para o BRT na cidade, uma das principais propostas de governo de Pannunzio. “Nós temos ai o BRT que surgiu no meio da campanha do Pannunzio, Isso foi uma coisa ninguém debateu se

 é bom para Sorocaba. Em Belo Horizonte aumentou o trânsito da cidade. Urbanisticamente, isso acaba com a cidade. O BRT é mais do mesmo. Nós já temos ônibus articulados, temos um bom sistema de transporte coletivo. O VLT é algo muito mais do futuro. Eles estão há quatro anos tentando fazer o BRT. Pessoalmente, sou contra o BRT. BRT é uma coisa do passado, se não der certo, como você faz para tirar isso? Eu melhoria o transporte que há hoje”, afirma.

Moletta também falou sobre a falta de experiência em cargos eletivos. Segundo ele, seu passado e sua experiência jurídica o credencia. “A própria experiência de vida me credencia. O passado ou te condena ou te recomenda. Dei aula na Uniso onze anos, seis em direito administrativo. Fui secretário de assuntos jurídicos por oito anos, diretor jurídico da Urbes. O meu escritório só trabalha assuntos de assessoria jurídica na área pública. Em Sorocaba poucos escritórios que prestam esse serviço. Você tem que conhecer essa parte jurídica para fazer a coisa andar mais rápido”, comenta.

Moleta também falou sobre a visão que tem sobre Sorocaba. “A gestão de Sorocaba parou, não sei se por causa da crise. Sorocaba tem que ser uma cidade mais pujante. Sorocaba tem que ter por característica um crescimento mais forte, ser uma opção, ter qualidade de vida, ser uma cidade alegre. Sorocaba perdeu essas características. Acho que perdeu o brilho. Nós passamos muito tempo discutindo problemas de contratos que não deram certo. A saúde pública estava daquele jeito, mais funcionava, ai foram organizar, tirou atendimento daqui e levou para lá. É um absurdo. Eu vejo um excesso de cautela. É risco ser prefeito. A decisão envolve risco, você não pode deixar que a cidade sofra por isso”, afirma.

Moleta também defendeu a descentralização de serviços administrativos, ampliando os atuais prestados nas Casas do Cidadão. Por fim, Moletta defendeu a reformulação da equipe de primeiro escalação da cidade. “A primeira coisa que deve ser feira é montar uma equipe ligada com a cidade, conectada. Não dá para trazer pessoas que não conhecem Sorocaba”, termina.