Morre o ex-vereador Claudemir Justi

Morre o ex-vereador Claudemir Justi Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 15/03/2016 às 14:22
  • Atualizado 12/09/2022 às 14:22
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

O velório está ocorrendo na Ossel da Comendador Oetterer e o sepultamento será no Cemitério Pax, às 14:30 horas. Em virtude da morte do ex-vereador de Sorocaba, a sessão ordinária desta terça-feira, 15, foi suspensa.

 

O ex-vereador Claudemir Justi faleceu na segunda-feira, 14, aos 64 anos. O velório será na Ossel da Comendador Oetterer (Rua Miguel Giardini, 135, Além-Linha), de onde sairá o féretro para o Cemitério Pax (Rua Epitácio Pessoa, 240, Árvore Grande), onde o sepultamento está marcado para as 14h30 desta terça-feira, 15. Casado com Claudete Dias Batista Justi, deixou dois filhos. O ex-vereador sofria de diabetes.

O presidente da Câmara Municipal, vereador José Francisco Martinez (PSDB), lamentou a morte de Claudemir Justi. “Como vereador e gestor público, Claudemir Justi foi um homem preocupado com os problemas da cidade. Como pai de família, cidadão e homem público, deu uma grande contribuição para o nosso município”, afirmou Martinez (PSDB).

Claudemir José Justi foi eleito vereador em 1996, pelo PFL, com 1.978 votos. Nas eleições seguintes, ficou como suplente, inclusive na eleição de 2008. Em 27 de julho de 2010, assumiu o mandato de vereador na Câmara Municipal de Sorocaba, que cumpriu ao longo de 18 meses.

 

Dados biográficos – Paulista do município de Rafard, onde nasceu em 29 de outubro de 1951, Claudemir Justi veio com sua família para Sorocaba, tendo estudado na Escola Estadual Baltazar Fernandes, no Colégio Técnico Industrial, na Etec Professor Rubens de Faria e Souza, na Fatec e no Senai, onde se formou torneiro mecânico.

Trabalhou na Fábrica Santo Antônio e na Fábrica de Cimento Ipanema. Durante 23 anos, trabalhou na Siderúrgica Nossa Senhora Aparecida/Villares. Em 1986, foi escolhido como “Operário Padrão Regional” em concurso promovido pelo Sesi e jornal O Globo e, no ano seguinte, como “Trabalhador Símbolo” pelo Sesi.

Na vida pública, foi administrador do CIS (Centro de Integração Social) na Vila Gabriel, Retiro São João, Jardim Refúgio e Brigadeiro Tobias. Também administrou o Centro Esportivo da Vila Gabriel.

Diabético, fundou em 1995 a Associação de Diabetes de Sorocaba, da qual foi presidente por mais de dez anos. Também foi presidente da Sociedade Amigos de Bairros do Jardim Iguatemi, Leocádia, Morumbi, São Judas Tadeu e adjacências. E participou do Encontro de Casais com Cristo nas Paróquias Santa Rita, São José Operário, Santa Rosália e São Benedito. Claudemir Justi, por iniciativa do vereador José Crespo (DEM), recebeu o Título de Cidadão Sorocabano.

Entre outras leis, na área da saúde e em defesa dos animais, Claudemir Justi foi autor da Lei 9.502, de 9 de março de 2011, que obriga a Prefeitura a publicar, em seu portal oficial e em todas as unidades básicas de saúde, a relação dos medicamentos de uso contínuo e insumos disponíveis, bem como daqueles que estão em falta e ainda o local onde podem ser encontrados.

Em virtude da morte de Claudemir Justi, o vereador Anselmo Neto (PP), seguindo uma tradição da Casa, pediu, por meio de requerimento verbal, a suspensão da sessão ordinária desta terça-feira, 15. O pedido foi aceito e a sessão foi suspensa, ficado a ordem do dia remanescente para a próxima sessão.