Luis Santos defende construção de estação multimodal em Sorocaba

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 29/11/2021 às 14:21
  • Atualizado 12/09/2022 às 14:21
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Proposta foi um dos temas abordados pelo parlamentar em sua participação no programa “Bate-Papo com os Vereadores”, da TV Câmara

O presidente da Comissão de Justiça e 1º vice-presidente da Mesa Diretora, vereador Luis Santos (Republicanos), falou sobre suas propostas em tramitação na Casa e repercutiu temas em debate na cidade no Bate-Papo com os Vereadores, transmitido na manhã desta sexta-feira, 26, pela TV Câmara. No programa, conduzido por Carlos Garbo, Luis Santos também discorreu sobre o atendimento a pessoas em situação de rua.

O parlamentar comentou a aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o próximo ano, que passou em segunda discussão na última sessão, com mais de 500 emendas parlamentares. “Todos nós apresentamos emendas para entidades e ações que achamos necessárias, como por exemplo para a cobertura da quadra do Jardim Guadalajara, que há tantos anos está sem atenção especial do Poder Público”, citou.

Luis Santos também explicou como se dá o trâmite das emendas impositivas, dentro do orçamento municipal. “É bom explicar que o vereador não tem acesso a esse dinheiro. Nós só encaminhamos a destinação do recurso através de emendas. Quem faz a aplicação do recurso depois é a prefeitura, atendendo às emendas ou não”, frisou.

O parlamentar ainda defendeu o reaproveitamento de alimentos, que é foco de projeto de sua autoria em tramitação na Casa. “Estudos demonstram que 30% do alimento produzido no país é descartado, é jogado no lixo. Pensa em milhões de toneladas jogadas fora. Em cima disso, criamos o projeto de reaproveitamento alimentar e já conversamos com o Fundo Social de Solidariedade e com o prefeito. A ideia é dar a base legal”, explicou.

Luis Santos também defendeu que o prédio do Antigo Fórum Velho, na Praça Frei Baraúna, abrigue o Projeto Guri, assim que for efetivada sua transferência para o Município. Com a mudança, seria liberado o prédio do Sesi, no Jardim Sandra para a implantação de uma escola de primeiro grau, que atenderia cinco bairros da região, segundo o parlamentar.

Temas em debate – Durante a entrevista, o vereador Luis Santos também comentou alguns temas em debate na cidade, como a construção da nova rodoviária. O parlamentar defende o uso do espaço (de mais 700 mil²) da antiga estação rodoviária, no centro da cidade, para a construção de um complexo com os diversos meios de transportes, usando a estrutura já existente, como os trilhos e os galpões, fomentando, inclusive, o turismo. “Eu defendo a necessidade de uma estação multimodal, que é um conceito moderno no transporte, principalmente para uma cidade da dimensão de Sorocaba, com mais de 700 mil habitantes”, afirmou.

O vereador se colocou contrário à realização do carnaval, frente ao risco de uma nova onda. O parlamentar parabenizou os prefeitos da região que já anunciaram a suspensão do evento. “Ao liberar o carnaval no ano passado, disseminaram esse vírus de maneira terrível. Agora que estamos próximo desse período, novamente, não vejo motivo para isso, não há alegria nem motivo nenhum. O que se deve é consolidar os cuidados para preservar a população”, afirmou.

Também comentou a conquista do prêmio “Cidade Excelente”, por Sorocaba, nesta semana, reforçando o orgulho pelo desempenho do Município, assim como de outras cidades da região que também foram reconhecidas.

Pedagogo formado pela Universidade Paulista (Unip), casado e pastor por vocação (sem dirigir igreja específica), Luís Santos é natural do Maranhão. Está no seu quarto mandato parlamentar consecutivo e, antes de ser vereador, já desenvolvia projetos voltados para pessoas com deficiência física, idosos, população de rua e pessoas com dependência química. O programa Bate-Papo com os Vereadores com Luis Santos, que foi transmitido ao vivo, já está disponível nas redes sociais do Legislativo e será reprisado na grade da TV Câmara.