Em visita ao Z Norte, Izídio de Brito afirma que fiscalização é a marca de seu mandato

Em visita ao Z Norte, Izídio de Brito afirma que fiscalização é a marca de seu mandato Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 07/03/2016 às 22:55
  • Atualizado 12/09/2022 às 22:55
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

O vereador Izídio de Brito (PT) visitou o Jornal Z Norte na sexta-feira (29). Durante a visita, Izídio abordou diversos assuntos e avaliou seu mandato. De acordo com ele, a fiscalização é a marca da sua legislatura.

“A maioria têm um erro estratégico, porque às vezes o vereador se elege prometendo fazer isso ou aquilo. Eu sempre me comprometi com temas, com números, com lutas, em mobilizar a população e tentar forçar o Executivo a colocar algo no orçamento, por exemplo. Sempre optei pela mobilização para isso. Mas a fiscalização é a marca do nosso mandato”, afirma.

Izídio avaliou como a crise econômica pode afetar a cidade. “Isso nos afeta até pela origem que nós somos. Defendemos os direitos dos trabalhadores, defendemos o emprego. Nesse momento temos um pouco de dificuldade, mas ao mesmo tempo avalio o seguinte: têm cidades que você não tem margem para fazer alguns remanejamentos, você não tem margem para arrecadação, o que é muito diferente de Sorocaba, que tem condição de passar por um momento de queda na produção com mais tranquilidade”, avalia. “O setor automobilístico caiu em média 30%. Evidentemente que o setor de autopeças vai cair, mas nesse mesmo setor você tem empresas que estão exportando. A Toyota, por exemplo, está ganhando muito mais dinheiro porque ela tem condições de exportar”, diz. “Nesta crise econômica nacional, eu vejo que tem muito apelo político. Em Sorocaba, se você pegar a arrecadação deste ano vai ser melhor que a do ano passado e assim, sucessivamente. A zona industrial nova tem condição de ser competitiva”, enfatiza.

O petista também comentou os problemas administrativos da cidade, incluindo o recente da merenda. “O erro da merenda, em minha opinião, já tinha uns problemas lá atrás mesmo na época do Lippi (ex-prefeito Vitor Lippi). Existe um cartel da merenda, inclusive já fizemos uma denúncia em 2014. Eu vejo que o grande erro da administração foi quando começou a aparecer as denúncias e não foi tomando nenhuma decisão naquele momento de tentar buscar uma saída. Não só apontamos as irregularidades, como apresentamos propostas também”, diz.

O vereador ainda alfinetou o prefeito Antonio Carlos Pannunzio. “Me parece que ele não ganhou a eleição. Uma hora a Dilma é culpada, outra hora é a União, já em outra  hora é o governo do estado. São sempre os outros que são culpados”, diz com relação aos problemas da cidade.

Izídio também comentou sobre os frequentes problemas com os processos licitatórios na cidade. “Eu vejo que tem falta de competência, mesmo. E tem algumas coisas que são no mínimo estranhas como o contrato do lixo”, enfatiza

Por fim, o vereador criticou a gestão e o convênio com a Santa Casa, que segundo ele, vem de longa data, desde 1999. “O inicio dos serviços da Santa Casa foi com o PSDB, foi o Lippi como secretário de saúde, depois como prefeito. Os secretários que ele acabou indicando todos eram do mesmo partido. Nessa questão da saúde eu sou muito critico e eu atribuo a responsabilidade ao projeto político em Sorocaba”, termina. (Colaborou Gabriela Salazar)