Em nova tentativa, José Crespo vai ao Supremo Tribunal Federal para reaver o cargo

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 30/12/2019 às 15:45
  • Atualizado 12/09/2022 às 15:45
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Em uma nova tentativa de retornar a chefia do Poder Executivo, a defesa do ex-prefeito cassado, José Crespo (DEM), recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF), na última sexta-feira (27), para anular o decreto legislativo que cassou seu mandato, em agosto deste ano.
O relator da ação será o ministro Gilmar Mendes. A suprema corte está em período de recesso, por isso, o caso deve ser analisado pelo presidente em exercício, o ministro Luís Fux, que segue no cargo até o retorno oficial dos trabalhos da casa.
Na peça, disponível no site do Supremo, é possível ver o nome do presidente da Câmara Municipal, o vereador Fernando Dini (MDB), como reclamado -pessoa contra quem se propõe a reclamação.
A Câmara Municipal foi questionada sobre a nova ação do democrata e informou que tem conhecimento, mas não se manifestará no momento.

Sem sucesso

Desde que foi afastado do Palácio dos Tropeiros, em 02 de agosto de 2019, o ex-prefeito vem tentando consecutivamente se recolocar no cargo. Anteriormente, em 12 de dezembro, a juíza da Vara da Fazenda Pública de Sorocaba, Karina Jemengovac Perez, negou um pedido do democrata para retornar a sua função.
Apenas seis dias após a negativa, novamente Crespo teve outro revés, à época, em 18 de dezembro deste ano, o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP), negou um novo recurso impetrado pela defesa.
José Crespo foi cassado pela Câmara Municipal de Sorocaba por irregularidades político administrativas no caso do falso voluntariado, que envolvia a ex-assessora Tatiane Polis.