Claudio do Sorocaba I é reeleito presidente da Câmara

Claudio do Sorocaba I é reeleito presidente da Câmara Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 11/12/2014 às 12:09
  • Atualizado 12/09/2022 às 12:09
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

O vereador Claudio do Sorocaba I (PR) foi reeleito presidente da Câmara. A eleição ocorreu na manhã desta quinta-feira (11) na 80ª Sessão Ordinária de 2014. Claudio venceu por unanimidade.

 

Sobre o vereador

Em seu terceiro mandato, o vereador Gervino Cláudio Gonçalves é o presidente da Câmara Municipal de Sorocaba, eleito para o exercício de 2014. Mais conhecido como Cláudio do Sorocaba I, foi reeleito pelo PR (Partido da República), nas eleições de 2012, com 4.435 votos. Já havia sido 1º vice-presidente da Casa no exercício de 2013, cargo que já havia ocupado por três vezes, além do cargo de 3º vice-presidente. Também integrou a Comissão de Justiça da Casa e foi presidente da Câmara Municipal, interinamente, em abril de 2010, conforme informa o site da Câmara.

De acordo com as informações disponibilizadas, seu primeiro emprego em Sorocaba foi como ajudante geral numa empresa que fabricava lajotas, trabalho que, na época, não era mecanizado e exigia grande esforço braçal. Trabalhou também numa concessionária da Eletropaulo e, depois, aprendeu a profissão de eletricista, atuando nessa área até 1988, quando se tornou vendedor. Posteriormente, tornou-se comerciante, no Bairro Júlio de Mesquita Filho, onde ainda mora.

A incursão de Cláudio do Sorocaba I na política começou como presidente da Associação de Moradores do Bairro Júlio de Mesquita Filho, cargo para o qual foi eleito em 1998. Dois anos depois, candidatou-se a vereador pela primeira vez, obtendo expressivos 1.860 votos e ficando como suplente do PL. Em 2002, disputou a eleição para deputado estadual pelo mesmo partido. Em seus três primeiros anos na Câmara Municipal integrou a Comissão de Obras e Serviços Públicos. No último ano de seu primeiro mandato, foi eleito 1º vice-presidente da Casa, cargo que voltou a ocupar no ano de 2009 e 2010. Em 2011, foi eleito 3º vice-presidente da Casa. Em janeiro de 2010, tomou posse como membro do Conselho Municipal do Negro.
O vereador é autor da Lei 7.506, de 26 de setembro de 2.005, que obriga o município a dar prioridade em creches e escolas públicas aos filhos de deficientes, e também da Lei 7.533, de 13 de outubro de 2005, que obriga o município a fornecer medicamentos nas unidades de saúde que funcionam em sistema de plantão de 24 horas. Também é de sua autoria a Lei 7.998, de 7 de novembro de 2006, que obriga as empresas funerárias que atuam no município a fornecer caixão mortuário, transporte gratuito, velório e uma coroa de flores às pessoas reconhecidamente pobres e sem recursos financeiros para arcar com os custos dos serviços fúnebres. Cláudio do Sorocaba I é, ainda, autor de centenas de indicações e requerimentos solicitando melhorias em diversos bairros da cidade, especialmente na Zona Oeste.

Antes da eleição

Antes do pleito, Crespo discursou elogiando a atuação de Claudio. Crespo também afirmou que a experiência de ser candidato é bom, mas anunciou a retirada de sua candidatura. “Antes era do Sorocaba I, mas agora tem expressão em toda Sorocaba”, afirmou Crespo ao declarar o voto. “Retiro a minha (candidatura) e afirmo que vou votar no senhor”, disse.

Antonio Silvano (SDD) colocou seu nome para concorrer a vice-presidente. Francisco França (PT) pediu que Tonão retirasse a candidatura, o que foi negado. “Eu tenho uma pretensão e gostaria de ser vice-presidente da Casa de Leis. Ninguém me tira essa vontade”, disse. “Eu vou votar no Claudio, mesmo que ele não vote em mim”, ressaltou.