Após bate-boca e tumulto, Crespo e Irineu Toledo poderão ser submetidos à Comissão de Ética da Câmara

Após bate-boca e tumulto, Crespo e Irineu Toledo poderão ser submetidos à Comissão de Ética da Câmara Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 18/11/2014 às 18:52
  • Atualizado 12/09/2022 às 18:52
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Após o bate-boca e o tumulto protagonizado pelos vereadores Caldini Crespo (DEM) e Irineu Toledo (PRP) na 74ª Sessão Ordinária de 2014 da Câmara de Sorocaba nesta terça-feira (18), ambos podem responder pela situação na Comissão de Ética da Casa. A Informação foi repassada pelo presidente Claudio do Sorocaba I, logo após o episódio.

“Nós temos o Conselho de Ética que é o próprio Crespo (risos). Vamos conversar com os dois vereadores. Essa é uma casa de respeito e que respeita o povo de Sorocaba. Os vereadores precisam ter um autocontrole. Eu sei que eles não iam chegar as “vias de fato”, porque são duas pessoas conscientes e maduras, que sabem da responsabilidade que é estar nesta casa”, ressaltou.

Segundo Claudio, os vereadores podem responder pelo ato caso algum partido represente a situação para a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar. Caso isso ocorra, Crespo, que é presidente da Comissão, e Irineu, que é membro, ficariam de fora de eventuais processos que tratem de quebra de decoro.

Claudio ainda explicou que a tramitação de assessores no plenário, fator que gerou o bate-boca, está de acordo com o regimento.  “Um assessor é legalmente nomeado e tem todo o direito de entrar no plenário”, afirmou Claudio. “Ele precisa levar alguns documentos, tirar esclarecimentos. Não estamos dando essa prerrogativa hoje. Estamos cumprindo o regimento”, enfatizou. 

 

Entenda a situação

A confusão teve inicio quando Neusa Maldonado (PSDB) chamou a atenção da Mesa com relação a presença da ex-secretária de educação Sheila Bovo, que estava dentro do plenário, na mesa de Crespo, que é  proibido pelo Regimento Interno da Câmara. Sheila estava na Casa a convite do vereador com incentivo de rebater as informações de José Simões, que participava da Sessão para prestar esclarecimentos sobre o possível fim da parceria com creches conveniadas até 2016.

Sheila se retirou mesmo tendo Claudio do Sorocaba I autorizado sua permanência. Instantes depois, um assessor de Irineu adentrou ao plenário, se retirando em seguida após Crespo chamar a atenção sobre o fato. “Não é para seguir o regimento?”, disse o vereador.

Após alguns minutos, Irineu entrou no plenário e quis tirar satisfação da situação, no que Caldini Crespo revidou verbalmente.

“Aqui é regimento que manda”, alertou Caldini Crespo. “Não quero ninguém tocando em mim”, reagiu Irineu Toledo com relação aos demais vereadores que tentavam apaziguar o conflito. “Tire a mão de mim”, gritou Irineu empurrando Waldomiro de Freitas (PSD). “Não grite para mim!”, retrucou Crespo novamente.  “Não se meta com o regimento”, insistiu Crespo. “Eu não tenho medo de você. Você não me mete medo”, rebateu Irineu. “Está protegido, elemento?”, questionou Crespo. “Não se meta com minha assessoria, com a minha, não”, devolveu Irineu de Toledo.

Neste instante, a Sessão foi interrompida pelo presidente. A TV legislativa, que transmitia os trabalhos, teve o sinal de transmissão interrompido.

 

VEJA O VÍDEO DA BRIGA ENTRE CRESPO E IRINEU