Sem aulas por conta da quarentena, escolas são alvo de furtos na Zona Norte de Sorocaba

Sem aulas por conta da quarentena, escolas são alvo de furtos na Zona Norte de Sorocaba Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 30/03/2020 às 18:11
  • Atualizado 12/09/2022 às 18:11
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Sorocaba vive hoje um período de quarentena por conta do perigo de contaminação do novo Coronavírus, o que levou o Poder Executivo a decretar o estado de calamidade pública, pondo de recesso as aulas da rede municipal de ensino. Nesse momento, um grupo de criminosos decidiu desrespeitar o decreto e manter na ativa as invasões e furtos aos Centro de Educação Infantil.
Desde que o decreto nº 25.663, de 21 de março de 2020, foi assinado pela Prefeita Jaqueline Coutinho (PSL), pelo menos duas unidades foram alvo de criminosos.
Sem aulas por conta do recesso, na última quinta-feira (26), o CEI 122 “Nelson da Fonseca”, no Parque das Laranjeiras, foi invadido e furtado. De acordo com a Secretaria de Educação (SEDU), os criminosos teriam subtraído torneiras, vasos sanitários, utensílios de cozinha, ventiladores, computadores, impressoras, material escolar das professoras e das crianças.
Conforme divulgou a pasta, a unidade pertence ao grupo de gestão compartilhada. A empresa responsável pela CEI 122 fará os reparos aos danos causados pelas invasões.
No dia seguinte, na sexta-feira (27), na Vila Barão, também na região da zona norte, a escola municipal Professor “Edemir Antonio Digiampietri foi invadida e teve toda a fiação elétrica furtada.
A SEDU não soube precisar quando as unidades furtadas passarão por reparos, uma vez que a Secretaria de Conservação, Serviços Públicos e Obras (SERPO) estaria priorizando atividades em outros próprios municipais, por conta do período de recesso escolar.
A pasta foi questionada sobre ações voltadas para a segurança das unidades que diante da falta da falta de atividades tem sido alvo de criminosos. “A gente conta com o apoio da população e tem intensificado a ação da Guarda Civil Municipal (GCM), de acordo com as denúncias,” respondeu a SEDU.
Sobre o caso de furto na CEI 122, a municipalidade ainda adiantou que a unidade está providenciando alarme e câmeras. Já a reposição dos itens será feita gradativamente pela entidade gestora após a quarentena.
Segundo um levantamento divulgado pela Guarda Municipal, em 2019, foi registrado um total de 215 ocorrências aos próprios ligados à educação, divididas em 73 ocorrências de danos, 131 relativas a furtos qualificados e 11 tentativas de furto. Em 2020, os próprios da SEDU já foram violados em 31 ocasiões.