Protesto contra a Copa do Mundo resulta em 4 detidos pela GCM

Protesto contra a Copa do Mundo resulta em 4 detidos pela GCM Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 27/01/2014 às 10:55
  • Atualizado 12/09/2022 às 10:55
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Na tarde de sábado (25) Willian Gonçalves Nascimento (24) e mais três adolescentes de 15, 16 e 17 anos foram detidos pela GCM por danos feitos à bandeiras na Praça Lions, além porte de ilegal de artefato explosivo ou incendiário e lesão corporal, na Avenida Dom Aguirre em Sorocaba.

No período da tarde deste sábado, um grupo de jovens se reuniram na Praça da Bandeira no intuito de realizar uma manifestação contra a realização da Copa do Mundo. Guarnições da Guarda Civil foram acionadas para acompanhar a manifestação que estava sendo concentrada na praça da Bandeira. Os manifestantes, jovens da cidade e vindos também de São Paulo e Boituva, segundo declarações dos próprios participantes, totalizavam aproximadamente 40 pessoas, foram acompanhados pelas guarnições da GCM durante o trajeto até a Praça Lions, chegando no local, os ânimos ficaram exaltados por parte dos manifestantes, que começaram a entrar na via pública impedindo o trânsito, enquanto alguns jovens arrancaram as bandeiras dos mastros, jogando as do Estado de São Paulo e do Município no rio Sorocaba. A bandeira Nacional foi jogada ao chão e pisoteada, neste momento foi necessário a intervenção da Guarda Civil, quando os manifestantes usaram de resistência, partindo para a agressão de alguns guardas. Uma guarnição da Ronda Municipal, ROMU, usando dos meio necessários para conter os ânimos, deteve Willian, que portava uma garrafa de vidro com líquido inflamável, conhecido por “coquetel molotov”, dois frascos de querosene e grandes pedaços de pedras dentro de sua mochila, além de uma porção de maconha. Foram também detidos três adolescentes, sendo que o de 17 anos portavam em suas mochilas pedras e tintas. Os quatros foram apresentados no Plantão Policial Norte à autoridade, que autuou Willian em flagrante por danos qualificados, porte ilegal de artefato explosivo ou incendiário, porte de drogas e lesão corporal, sendo recolhido ao Centro de Detenção Provisória de Sorocaba. O menor de 17 anos, que jogou a bandeira no rio, foi autuado em flagrante por ato infracional de danos qualificados, os adolescentes de 15 e 16 anos foram ouvidos, sendo os três menores liberados aos cuidados dos responsáveis mediante assinatura de termo de responsabilidade de apresentá-los em Juízo quando notificados.