PM liberta homem em situação de trabalho escravo

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 04/12/2018 às 19:43
  • Atualizado 12/09/2022 às 19:43
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Um comerciante está sendo investigado pelo caso

 

Um estrangeiro, de 26 anos, foi libertado na manhã desta segunda-feira (3), em um estabelecimento comercial onde trabalhava em condições semelhantes à escravidão. O flagrante foi feito pela Polícia Militar, no Itaim Bibi, zona sul da Capital.

Por meio do Disque Denúncia, uma equipe do 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM/M) foi até o restaurante na avenida Padre Antônio José dos Santos. No local, encontraram o rapaz pedindo socorro em inglês, relatando as más condições em que era submetido. O rapaz, que é indiano, também disse que não estava sendo pago pelos trabalhos e que por não falar português tinha dificuldade de sair daquela situação.

Os PMs fiscalizaram o espaço e viram que o quarto que ele dormia tinha pouca ventilação e um banheiro, anexo, sem condições suficientes para a higiene. Uma testemunha, que estava no local, confirmou o que o indiano alegou.

Com apoio dos policiais, ele acionou o Consulado de seu país e disse que iria se abrigar na casa de amigos até conseguir retornar. O caso foi registrado como redução a condição análoga à de escravo no 96ºDP (Monções).

As denúncias podem ser feitas por meio do portal do Disque Denúncia, além do 181 ou 190 (Polícia Militar).