GCM intensifica combate ao uso de cerol em linhas de pipas

GCM intensifica combate ao uso de cerol em linhas de pipas Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 01/07/2014 às 14:03
  • Atualizado 12/09/2022 às 14:03
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A Guarda Civil Municipal (GCM) está intensificando, a partir desta terça-feira (dia 1), as ações de combate ao uso de cerol para redução de acidentes causados por linhas cortantes. A medida faz parte da campanha anual de conscientização “Cerol, Não Empine Essa Ideia”, realizada pela Prefeitura de Sorocaba.

Apesar das ações da campanha serem intensificadas nos períodos de férias, quando aumentam os casos de acidentes com linhas cortantes, a GCM realiza o patrulhamento e atende denuncia durante todo o ano, já que o empinas pipas é uma simples brincadeira de criança que pode causar verdadeiras tragédias.

Em Sorocaba, a Lei Municipal nº 8471, de 16 de maio de 2008, proíbe a comercialização, armazenamento, transporte, distribuição e uso de cerol (mistura de cola e vidro moído) em linhas de pipas. Nos casos de flagrantes, os agentes da Guarda Civil promovem a apreensão do material cortante e das pipas e aplicam multa no valor de R$ 1.394,47.

Para evitar acidentes e evitar problemas com a lei, a GCM dá dicas de segurança a serem seguidas para garantir apenas diversão ao empinar pipas:

– Nunca utilize qualquer tipo de mistura cortante na linha.

– Solte pipas em lugar aberto, de preferência áreas sem fiações elétricas.

– Redobre a atenção ao brincar nas proximidades de ruas e avenidas. Nunca entre na via pública inadvertidamente.

A GCM mantém plantão permanente pelos telefones (15) 3212-9400 e 199 (Defesa Civil/GCM).