CONSEG Norte apresenta nova diretoria e traça planos para garantir segurança na região

CONSEG Norte apresenta nova diretoria e traça planos para garantir segurança na região Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 16/03/2019 às 15:15
  • Atualizado 12/09/2022 às 15:15
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

O Conselho de Segurança Comunitária (CONSEG) Norte, que atua em toda a Zona Norte da cidade, apresentou, em reunião nesta terça-feira (12), sua nova diretoria, que deve assumir a partir de abril, por dois anos.

Criado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado em 1985, o CONSEG tem a função de aproximar a sociedade civil das organizações de segurança oficiais, como Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Civil Municipal. A ideia é que este conselho possa ter participação mais direta nas reclamações dos munícipes e, junto aos órgãos oficiais, discuta e avalie propostas para a melhoria da segurança na região em que atua.

Atuando há mais de dez anos na região, o CONSEG Norte tem atuação de destaque na cidade e já ganhou prêmios da SSP. Para a nova presidente da entidade, Cida Costa, o contato direto com a população é a grande chave do sucesso da atuação do Conselho. “Às vezes as pessoas não querem se dirigir a alguns órgãos de segurança e nós somos esse canal. Normalmente, até o nosso número pessoal nós fornecemos”, destaca.

Realizadas uma vez por mês, as reuniões do Conseg Norte são divulgadas através de informativos destacados nas Casas do Cidadão das avenidas Ipanema e Itavuvu. “São ações integradas. Em todas as reuniões, temos a participação da Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Civil Municipal e Prefeitura. Tudo o que é colocado na reunião, é passado para eles imediatamente, para que tomes as providências necessárias”.

Recém destacado titular do 8º DP, instalado na avenida Itavuvu, o delegado Dr. Acácio Leite afirma que pretende estreitar o relacionamento da Polícia Civil com a comunidade. “Assumi recentemente o 8º DP e uma das metas é incrementar o trabalho que já vinha sendo feito. Precisamos da comunidade junto conosco, para que venham trazer seus reclames e juntos buscarmos uma solução”, destaca.

Para o capitão Muraro, da Polícia Militar, que também participou da reunião, a atuação do CONSEG é essencial para a prevenção de crimes. “Nossa meta é a prevenção e repressão imediata dos delitos, e com base nos índices e na demanda de ocorrências, fazemos um policiamento direcionado, inteligente”, afirma ele.

 

Primeira mulher

A posse de Cida Costa para a presidência do CONSEG é um marco. Isto porque ela é a primeira mulher a assumir o posto mais alto dentro do conselho. Ela conta, ainda, que já passou por diversos outros conselhos, como o Conselho Municipal da Mulher e Conselho da Comunidade Negra, entre outros.

“Costumo falar com muito orgulho que além de mulher, sou preta. Trabalhamos muito a inclusão social aqui no CONSG, então tenho muito orgulho disso. O CONSEG Norte é um conselho que abrange a segurança de, aproximadamente, 370 mil pessoas, e são todos voluntários – ninguém ganha nada a mais por isso. A ideia é gostar de trabalhar para a sociedade”, ressalta.

Mais informações sobre o CONSEG Norte podem ser obtidas pelo telefone (15) 991619406.