Terremoto na Bolívia é sentido no DF, São Paulo e região Sul

Terremoto na Bolívia é sentido no DF, São Paulo e região Sul Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 02/04/2018 às 16:35
  • Atualizado 12/09/2022 às 16:35
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

O Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB) confirma que um tremor de terra ocorrido na Bolívia por volta das 10h40 (horário de Brasília), com magnitude de 6,8 na escala Richter, foi sentido no Distrito Federal, em São Paulo e, provavelmente, em outras cidades do Sul do país.

Há relatos de que o tremor também foi sentido na cidade de Maringá, no Paraná. A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal informou que equipes da Defesa Civil estão nas ruas atendendo chamados por causa do reflexo desse tremor. O Corpo de Bombeiros de São Paulo também já recebeu chamadas.

De acordo com o professor Jorge França, do Observatório Sismológico da UnB, uma das características geológicas de Brasília e São Paulo faz com que essas cidades sejam mais sensíveis a este tipo de tremor mesmo quando acontece a alguma distância, como o caso de hoje, que o centro foi na Bolívia.

Outra característica é que o tremor foi muito profundo, com cerca de 555 quilômetros de profundidade. Isso pode causar o efeito de que esse tremor foi mais sentido nas cidades do Brasil do que na própria Bolívia.