Prefeita visita Instituto para treinamento de cães-guias

Mundo Pet 02 dez / 2019 às 18:27

A prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho, foi conhecer o Instituto Magnus, referência no país no treinamento de cães-guias, e localizado em uma estrada vicinal de Salto de Pirapora. A parceria da Prefeitura com o Instituto, por meio de uma das etapas do treinamento, agora deverá ser ampliada com a participação no projeto do Banco de Ração, que está na pauta de amanhã, terça-feira (3), da sessão da Câmara de Vereadores.

O instituto foi inaugurado em setembro de 2018 com o Programa Cão Guia, cujo objetivo é atender e, principalmente, suprir uma parte expressiva do país com 7 milhões de pessoas com alguma deficiência e não mais de 200 cães em atividades para ajudá-las. Em Sorocaba, de acordo com a Coordenadoria de Desenvolvimento Social da Pessoa com Deficiência, que faz parte da estrutura da Secretaria da Cidadania e Participação Popular (Secid), são 2.516 pessoas com deficiência visual total e outras 14.772 pessoas com deficiência visual grave, sendo que, na Região Metropolitana o número chega a 56 mil.

Durante a visita, a prefeita, acompanhada pelos secretários de Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), Maurício Mota; e de Igualdade e Assistência Social (Sias), Paulo Henrique Soranz, além do chefe de Gabinete do Poder Executivo, José Marcos Gomes Júnior, conheceu toda a estrutura do instituto. A equipe conta com instrutores, psicólogos, veterinários, tratadores e outros especialistas dispostos a melhorar a inclusão e mobilidade dos deficientes visuais na sociedade.

Tiago Pereira, diretor do Instituto, explica que são investidos em infraestrutura e o local é responsável pela maioria das etapas de formação do animal e do seu usuário. O treinamento do cão e a entrega ao seu usuário são os últimos passos de uma longa jornada, que inclui dezenas de famílias voluntárias que entregam seu tempo e amor em prol da causa. Conhecidas como famílias socializadoras, estas pessoas acolhem os filhotes por aproximadamente um ano, expondo-os a uma rotina diária de atividades imprescindíveis. Entre elas, o uso de transporte coletivo, visitas a espaços públicos, experiências de mobilidade urbana, convivência com outros animais e crianças. A parceria com a prefeitura é realizada por meio de uma das etapas do treinamento. O transporte coletivo da cidade recebe rotineiramente as famílias socializadoras, sempre com apoio técnico do Instituto, que treinam o animal para o embarque e desembarque.

Agora a parceria deverá ser ampliada, por meio do projeto de criação do Banco de Ração, que está na pauta de amanhã, terça-feira (3), da sessão da Câmara de Vereadores. As rações doadas serão destinadas, por exemplo, aos animais que estão no canil municipal. “Estamos discutindo a viabilidade de outros projetos que esperamos saírem do papel”, disse o secretário Maurício Mota.

“Estou impressionada com esse trabalho tão importante realizado pelo Instituto Magnus. Espero, como prefeita de Sorocaba, fazer mais por ele e celebrarmos parcerias em prol da população”, disse a prefeita Jaqueline Coutinho.


Mais Notícias