População pode conhecer mais sobre os animais idosos do zoo neste domingo

Mundo Pet 05 out / 2019 às 19:22

O público que visitar o Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” neste domingo (6), entre 14h e 15h30, terá a oportunidade de participar da atividade “Conhecendo os animais idosos do Zoo”. Além de saber mais sobre essas espécies, os visitantes poderão conferir o tratamento carinhoso e especial que alguns dos animais mais antigos do zoo recebem dos funcionários.

Oferecida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), a atividade de Educação Ambiental faz parte da programação especial de aniversário do zoo, que completará 51 anos de fundação no dia 20 de outubro.

A ação acontecerá também em comemoração à Semana do Idoso e à Semana da Proteção e do Bem-estar Animal, e tem como objetivo tornar o público mais próximo do zoológico e ciente do trabalho realizado pela equipe técnica, além de mostrar às pessoas que os animais silvestres também envelhecem e assim gerar uma identificação com esses animais, sensibilizando para a conservação da natureza.

A atividade ocorrerá em frente aos recintos das espécies em horários diferentes: às 14h, o público poderá ver a mandril fêmea comendo; às 14h30, o hipopótamo abrindo a boca; às 15h, a leoa brincando; e às 15h30, os elefantes caminhando. Esses animais vivem no zoo há bastante tempo e podem ser considerados “idosos”, ou seja, eles já viveram bastante e sua idade está próxima ou até mesmo supera o tempo de vida estimado para outros indivíduos da mesma espécie.

É sabido que a expectativa de vida dos animais silvestres que vivem sob cuidados humanos tende a ser maior do que aquelas que vivem na natureza. Isso ocorre porque recebem abrigo; cuidados médicos regulares (preventivos ou tratamentos); alimentação de qualidade, frequente e balanceada; além de estarem livres de predadores. No zoo de Sorocaba esta realidade não é diferente e o que o público verá faz parte da rotina de cuidados que esses animais recebem.

De acordo com a Sema, não há necessidade de inscrição prévia, basta estar presente na data, horário e local definidos. O Parque Zoológico Municipal está localizado na rua Teodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, e funciona de terça a domingo, das 9h às 17h. Mais informações pelo telefone (15) 3227.5454.


Mais Notícias