Dois cães são resgatados de imóvel abandonado na Vila Jardini

Mundo Pet 06 fev / 2020 às 16:21

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade, realizou nesta quinta-feira (6) o resgate de dois cachorros que estavam num imóvel abandonado na Vila Jardini. A ação foi realizada com a presença do secretário do Meio Ambiente, Maurício Tavares da Mota, e a chefe de Divisão de Zoológico e Bem Estar Animal, Josiane Gomes Tavares Lise.

A denúncia chegou através do Conselho Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal (CMPBEA). Para realizar o resgate, a Seção de Proteção e Bem-Estar Animal da Sema primeiramente entrou em contato com o proprietário da casa, que mora em Minas Gerais (MG), que autorizou a entrada da equipe na residência para o resgate. Os antigos inquilinos deixaram o local há alguns dias, abandonando os dois cachorros.

Os vizinhos, ao perceberem a situação de maus-tratos, alimentaram os dois cães e fizeram a denúncia. O quintal do imóvel estava sujo, com fezes, e os cães estavam com fome e sede. Nesse período, eles se alimentaram das frutas das árvores do quintal.

Os animais foram levados pela equipe de resgate ao Abrigo Municipal e numa primeira avaliação eles estavam com peso abaixo do normal, porém aparentemente bem. Os cães passarão por um período de observação e, se ainda não forem castrados, passarão por cirurgia. Na sequência, após recuperação, serão colocados para adoção.

A Seção de Proteção e Bem-Estar Animal da Sema vai registrar um boletim de ocorrência e autuará os responsáveis. De acordo com a lei municipal nº 9.551, de 4 de maio de 2011, que trata da proibição à prática de maus-tratos e crueldade contra animais em Sorocaba, nos casos de abandono de animal sadio ou doente, é aplicada multa de R$ 3 mil por animal.


Mais Notícias