Cães e Gatos esperam por uma família em Unidade de Controle Animal

Mundo Pet 27 mar / 2018 às 10:46

Mais de 30 milhões de animais são abandonados por ano no Brasil, entre eles, 10 milhões são gatos e 20 milhões são cachorros. Em Sorocaba, a Unidade de Controle Animal (UCA) abriga aproximadamente 60 animais que esperam por um lar. O espaço é dividido com o setor da Zoonoses, no Jardim Zulmira. Os animais que vivem por lá vieram de situações como abandono, atropelamentos, ou por meio de denúncias de maus tratos.

A chefe de seção, proteção e bem estar do animal, Eunice Conceição Monteiro, explica que a maioria dos animais recolhidos pela UCA, são adultos e machos, atualmente a unidade conta com 2 filhotes de cães também encontrados na rua com sinais de atropelamento.

“O animal adulto, seja ele, cachorro ou gato, é muito mais difícil de ser adotado, diferente do filhote, que é mais aceitável, embora infelizmente exista o caso do bichinho crescer e ser abandonado depois, levando o mesmo ciclo de vida que os animais que estão aqui tiveram na rua, como atropelamento, violência, fome, frio; é complicado porque eles são inocentes, e precisam de carinho; quando são recolhidos para a Unidade, o medo deles é devidamente notável, mas depois a alegria de ter pessoas ao redor, cuidando deles, chega a ser até emocionante, o triste é saber que muitos vão passar o resto da vida aqui, por não conseguirem um lar de verdade”, relata Eunice.

Segundo a veterinária da UCA, Lilian Sandei Nascimento, o processo de cuidados para que eles possam ficar à adoção é feito com cautela. “Existe todo um procedimento que fazemos antes de colocá-los no meio dos outros, exames são realizados para saber se existe alguma doença, tratamos dos machucados identificados, analisamos se o animal tem estado dócil ou agressivo, para ai podermos juntá-los com os demais”, conta a especialista.

A lei federal nº 9.605/98 explica que qualquer ato de abandono ou maus tratos, é considerado crime, com risco de multa e até ordem de prisão, ressaltando também que para eles o sentimento de fome, dor, medo, tristeza, é duas vezes maior que o do ser humano, por isso, a adoção exige um termo de responsabilidade onde requer cuidados como castração, preservação de doenças, vacinas, alimentação adequada, água fresca em vasilhas limpas, local arejado, com acesso ao sol e todo tipo de precaução.

“O amor que você procura nas pessoas, pode estar em algum lugar precisando de você, ele não tem tamanho, raça, cor, idade, nem sexo, apenas excesso de alegria e vontade de te fazer bem. Então adote um amigo, a felicidade pode resplandecer dentro de sua casa”. Conclui a chefe de seção, Eunice.

Para outras informações a Unidade de Controle Animal está localizada na Rua Rosa Maria de Oliveira (345) – Jardim Zulmira. Os telefones são (15) 3222-2484 ou (15) 3202-8006, ou através também do e-mail controleanimal@sorocaba.sp.gov.br. O horário para visitação aos animais é das 9h00 às 11h00 e das 13h00 às 16h00 de segunda à sexta. Para realizar uma denúncia de maus tratos, basta ligar no (15) 3227-6206.


Mais Notícias