Você conhece este símbolo?

Inclusão 22 nov / 2018 às 18:00

Entenda mais sobre o símbolo que representa o autismo.

O Transtorno do Espectro Autista é uma condição que acomete muitas crianças e pessoas no Mundo todo. A melhoria dos métodos de diagnóstico e o aumento de preocupação com o R+TEA fez com que a incidência aumentasse. Em países como os EUA a taxa está em uma criança para cada 59 mas no Mundo acredita-se que seja de uma crianças para cada cento e sessenta crianças segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Em geral o autismo é representado por peças de quebra cabeça e a cor azul. Mas isso é muito discutido, há os que defendem e os que atacam, como tudo na vida. Abaixo damos algumas explicações do porquê foram adotados estes símbolos:

1- A cor azul – o azul representa a maior incidência de casos no sexo masculino. Para conscientizar a população sobre o TEA, no Dia Mundial de Conscientização do Autismo que ocorre no dia 2 de abril, vários monumentos significativos e edifícios de várias partes do mundo ficam iluminados com a cor azul.

2- A peça de quebra cabeça – representa a complexidade do autismo e seus diferentes espectros que se encaixam formando o TEA. O logotipo da peça de quebra-cabeça foi usado pela primeira vez em 1963 e foi popularizado pela Autism Speaks . Eles o usam para simbolizar a ideia de que pessoas autistas são difíceis de compreender (como um quebra-cabeça) e que a “cura” para o autismo é a peça que falta.

3- A fita de conscientização que é utilizada também por outras causas, mas em cores diferentes, é permeada de simbologia. A fita do quebra-cabeça foi adotada em 1999 como o sinal universal da consciência do autismo. Embora essa imagem seja uma marca registrada da Sociedade do Autismo. Além de trazer o quebra cabeça, suas peças, são em cores diferentes isso representa a diversidade de pessoas e famílias que convivem com o transtorno. As cores fortes representam a esperança em relação aos tratamentos e à conscientização da sociedade em geral. É usada para identificar locais onde pessoas com TEA são bem-vindas.

4- O logotipo da neurodiversidade , um sinal do infinito do arco-íris, foi colocado como uma alternativa para a peça do quebra-cabeça. O logotipo celebra a diversidade e a esperança. É um motivo comum no movimento de aceitação do autismo. No entanto, ele também pode ser visto como muito passivo e facilmente inundado por aqueles que afirmam que a neurodiversidade está tentando atrair a comunidade de gays e lésbicas para aceitação em vez de buscar uma identidade própria.

Vale lembrar que está em vigor a lei que obriga a inclusão deste símbolo em placas preferenciais, infelizmente a lei não se aplica a todos os estados, São Paulo por exemplo a lei deve levar algum tempo para ser aplicada uma vez que o então prefeito João Doria vetou o projeto de lei 315/2017 aprovado pela Câmara em 2017.

Já em outras cidades a lei está sendo aplicada, são os casos de: Manaus, Rio Branco, Palmas (TO), Conselheiro Lafaiete (MG) entre outras.


Mais Notícias