BOS realiza treinamento em transplante de córnea para profissionais de todo o Brasil e América Latina

BOS realiza treinamento em transplante de córnea para profissionais de todo o Brasil e América Latina Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 15/11/2018 às 09:00
  • Atualizado 12/09/2022 às 09:00
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

O BOS realiza, durante esta semana, um Curso de Qualificação em Captação de Tecidos Oculares para a Organização Pan-Americana da Saúde – OPAS/Mercosul.. O evento visa compartilhar o conhecimento adquirido nessa área durante quase quatro décadas de trabalho e que levaram o BOS a ser considerado referência no setor. Participam do treinamento membros do Brasil e de países do Mercosul, a exemplo da Argentina, Uruguai e Paraguai.

Dra. Marizete Peixoto Medeiros, coordenadora do Sistema Estadual de Transplantes de São Paulo, que palestrou no evento, falou sobre as políticas públicas voltadas à área de transplantes. “Demos um panorama sobre o histórico das iniciativas de destaque em transplantes no Brasil e no estado de São Paulo. Também comentamos sobre as normas e leis que regulamentam essas políticas, pautadas em sólidos princípios éticos, morais e humanísticos, que garantem à população o acesso aos transplantes”.

Dra. Geni Neumann, consultora nacional da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), falou ao público sobre os princípios universais que permeiam o setor e que devem ser seguidos durante o processo de doação, captação e transplante. “Esse é o quarto módulo de um projeto de cooperação técnica entre a OPAS e o Ministério da Saúde para a América do Sul e Mercosul, que vem realizando diversos eventos sobre transplantes no Brasil e demais países membros. Nosso objetivo é fortalecer os recursos humanos na área”, pontuou.

Edil Vidal de Souza, superintendente do BOS, ressaltou a importância de sediar um encontro dessa magnitude. “O treinamento é fruto de uma parceria com o Ministério da Saúde, por meio do Sistema Nacional de Transplantes, que nos colocou em contato com a OPAS, o que, para nós, é muito gratificante, pois o Brasil possui o mais bem-conceituado sistema público de transplantes do mundo e o BOS é uma referência nessa área, por ser o maior captador e transplantador de córneas da América Latina. Os profissionais que aqui estão, durante esta semana, além de aprenderem a teoria, também terão a oportunidade de conhecer, na prática, os processos que viabilizam um transplante de sucesso”, destacou.

Também estiveram presentes Virgínia Maria Borges Mendes de Souza, representando o Ministério da Saúde; Dra. Aline Moriyama e Dra. Adriana dos Santos Forseto, diretoras médicas do BOS e membros do corpo clínico e do setor de captação e transplante de córneas do BOS.

Profissionais de diversas áreas, vindos de várias regiões do Brasil e de países da América Latina, participam de curso de captação e transplante de córnea no BOS

Dra. Geni Neumann, consultora nacional da Organização Pan-Americana da Saúde, Edil Vidal de Souza, superintendente do BOS e Dra. Marizete Peixoto Medeiros, coordenadora do Sistema Estadual de Transplantes

Semana também reserva Simpósio Internacional e curso de transplante lamelar
Além do curso de capacitação em captação de córneas, o BOS realiza, também nesta semana, o Simpósio Internacional do Banco de Olhos de Sorocaba, o SINBOS 2018. Neste ano, o evento trata do universo de conhecimento que abrange as áreas de Retina, Úvea e Tumores Oculares, realizado até 0 de novembro, no Centro de Estudos Pascoal Martinez Munhoz, no prédio do Instituto BOS (Rua Nabek Shiroma, 205, no Jardim Emília, em Sorocaba/SP). A expectativa de público é de 200 especialistas, entre médicos oftalmologistas e residentes de todas as partes do Brasil e do exterior.

A programação completa do SINBOS 2018 pode ser acessada em: www.bos.org.br/sinbos/programacao.
Curso de transplante lamelar acontece no final de semana nos dias 10 e 11 de novembro, também acontece o curso prático de imersão em transplante de córnea lamelar. As aulas serão da modalidade wet lab e hands on (cursos práticos). Nessas atividades, os médicos oftalmologistas participantes poderão treinar a técnica de transplante das lâminas posteriores e anteriores da córnea, o que permite uma cirurgia menos invasiva e de recuperação mais rápida, visto que, ao invés de transplantar toda a córnea, como é feito no procedimento tradicional, é feita a laminação do tecido, ou seja, a divisão em camadas, o que permite manter as regiões saudáveis.

Os treinamentos teóricos e práticos abrangem as técnicas DALK, DSEK, DSAEK e DMEK, além de cirurgias ao vivo e avaliação de pacientes. O curso é destinado aos membros do corpo clínico do BOS e também a oftalmologistas em geral. A última edição, realizada no ano passado, reuniu médicos de todo o Brasil e também de países da América Latina.

Mais informações podem ser obtidas pelo site: www.bos.org.br ou pelo telefone: (15) 3212-7000.

Veja e saiba mais sobre o mundo PCD em: www.pcdef.com.br
PCDef – diferente mas igual