Vencedor em 2016, Átila Abreu quer mais um pódio em Goiânia na abertura da Stock Car

Vencedor em 2016, Átila Abreu quer mais um pódio em Goiânia na abertura da Stock Car Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 29/03/2017 às 13:35
  • Atualizado 12/09/2022 às 13:35
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Os motores V8 da Stock Car voltam a roncar alto a partir desta quinta-feira em Goiânia, para a abertura da temporada 2017. A pista de 3.835 metros é palco de boas recordações para a Shell Racing, incluindo a vitória de Átila Abreu em pista molhada na última passagem da categoria pela cidade em novembro de 2016.

Para o competidor sorocabano, a migração para a TMG significa uma volta para casa. Foi pilotando pelo time localizado em Americana (SP) que Átila obteve seus maiores destaques na Stock Car: estreante do ano em 2008, terceiro colocado na temporada 2012, vice-campeão em 2014 (quando venceu também o troféu das poles position) e autor da melhor ultrapassagem em 2015.

O regulamento deste ano mantém as rodadas duplas em 10 das 12 jornadas da categoria, mas estabelece duração idêntica (40 minutos mais uma volta) e pit-stop mandatório em ambas as provas. A Corrida do Milhão e a prova final continuam sendo disputadas em bateria única, com a corrida derradeira premiando os pilotos com pontuação em dobro.

O qualificatório também foi alterado. Agora haverá Q1, Q2 e Q3. Na primeira parte, os carros vão para pista em dois grupos, para selecionar os 15 mais rápidos que avançam ao Q2. Estes voltam à pista simultaneamente, para apurar os seis mais velozes. No Q3 as três primeiras filas serão definidas com os pilotos voltando à pista sozinhos, cada um para apenas uma tentativa de cravar sua volta lançada.

Outra novidade visível em todos os carros a partir dos treinos coletivos desta quinta-feira em Goiânia será uma lâmpada no teto dos veículos. Quando os pilotos acionarem o botão de ultrapassagem, uma luz verde aparecerá, favorecendo o entendimento da audiência no autódromo e na TV de que o carro conta com potência adicional naquele momento.

Além dos treinos coletivos de quinta-feira, a programação determina um treino livre na sexta e outro no sábado, antecedendo o quali marcado para 13h. No domingo, as corridas têm largadas marcadas para 13h e 14h10. Os canais Sportv exibem as duas baterias e a tomada de tempo.

 O que eles pensam:

“Estou muito animado com nosso novo momento na Stock Car. É uma sinergia muito boa com o Zonta e o Meneghel, além de todo o apoio da Shell, a maior patrocinadora do automobilismo brasileiro. Gosto muito de Goiânia, onde já conquistei pole, pódio e minha última vitória na categoria. Acredito que temos tudo para fazer uma boa corrida e começar a temporada com o pé direito, brigando pelas primeiras posições, o que é nosso objetivo para a temporada”

Átila Abreu, piloto do carro #51

 “Nosso projeto para 2017 nasceu extremamente bem feito e temos plenas condições de buscar os objetivos desde a primeira etapa. Já fomos vice, ganhamos algumas corridas e agora falta mais um degrau –talvez o maior deles–, que é conquistar o título. Lógico que é uma categoria muito competitiva e isso faz o cenário imprevisível. Já conheço o Átila de outras temporadas e ele mostrou muito bem do que é capaz”

Thiago Meneghel, chefe da equipe Shell Racing