Unimed Sorocaba patrocina bicampeão mundial de bicicross

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 15/01/2021 às 18:01
  • Atualizado 12/09/2022 às 18:01
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A idade é pouca, mas os títulos são muitos. O sorocabano Lucas Cardoso Darriba, nascido em 22 de abril de 2010, pratica ciclismo BMX (popularmente conhecido como bicicross) e já é bicampeão mundial e brasileiro, tetracampeão paulista e atleta revelação do estado de São Paulo em 2017, 2018 e 2019. Desde janeiro, ele também passa a ser um dos atletas patrocinados pela Unimed Sorocaba.

Segundo seu pai, Evandro Soares Darriba, tudo teve início com a inscrição de Lucas no projeto social Clube Sorocabano BMX, localizado numa área pública perto da ponte de Pinheiros. “Começou em 2015, como brincadeira”, recorda-se.  Porém, dois anos, depois seu potencial já era evidente. “Em 2017, meu filho foi integrado à Associação Paulista de BMX e à Confederação Brasileira de Ciclismo. Já no primeiro ano participando de competições oficiais, sagrou-se campeão paulista, além de conquistar outros campeonatos regionais”, conta Evandro.

Dentro das limitações impostas pela Covid-19, Lucas continua treinando na pista do Clube Sorocabano BMX e, fora de lá, conta com o acompanhamento de um treinador próprio. Ele confessa que também gosta de videogame e de jogar bola com os amigos, mas não por muito tempo. A paixão é mesmo a bicicleta.

A sigla BMX se refere a bicycle motocross. É a modalidade mais popular do ciclismo e surgiu em consequência da admiração de jovens norte-americanos pelo motocross. Desde a edição dos Jogos de Pequim (2008), passou a ser uma modalidade olímpica no formato supercross (corridas em pistas de diversos obstáculos). Contudo, na Olimpíada de Tóquio – que deverá ocorrer ainda neste ano –, o BMX Freestyle, em que os atletas são pontuados por manobras feitas com as bicicletas, também estará presente.

E as Olimpíadas fazem parte dos planos de Lucas – muito provavelmente, na edição de 2032, por conta da regra sobre idades/categorias. “Agora, o nosso objetivo é o mundial, que será realizado em agosto, na Europa”, pontua Evandro. A expectativa é de que Lucas novamente conquiste esse título. Mas, independentemente do resultado, será mais um motivo de orgulho à cidade, ao esporte nacional e à Unimed Sorocaba, que terá sua marca vinculada a um campeão e a uma competição internacional.