Sorocaba hospeda Seleção de Camarões para a Copa do Mundo Sub-17 de futebol feminino

Esportes 22 out / 2018 às 10:48

Visando a Copa do Mundo Sub-17 da FIFA (Federação de Futebol Internacional), que será realizada no Uruguai, entre os dias 13 de novembro e 1 de dezembro, a seleção feminina sub-17 de Camarões desembarcará nesta segunda-feira (22) à cidade de Sorocaba para um período de treinamentos e amistosos que serão realizados na cidade.
A delegação, que ficará concentrada no centro de treinamento do Atlético Sorocaba, teve sua vinda ao Brasil viabilizada pela Paulo Pan Sports e está contando com o apoio da Prefeitura de Sorocaba, através das Secretarias de Esportes e Lazer e de Cultura e Turismo, além da marca esportiva Topper.
Os efeitos do intercâmbio entre Brasil e Camarões são vistos com bons olhos no bom desempenho das seleções nas competições, como a primeira classificação da seleção de vôlei para uma olimpíada, no Rio de Janeiro em 2016, onde no ano seguinte a mesma conquistou o título inédito da Copa Africana.
Há mais de 15 anos, a Paulo Pan Sports leva a expertise brasileira em treinamentos às nações africanas com o objetivo de promover desenvolvimento técnico e físico, fazendo com que assim o período no Brasil proporcione à seleção de Camarões uma experiência de vida, já que estará hospedada em um país com língua desconhecida e uma cultura diferente da que estão acostumadas.
“Eu sei o quanto Sorocaba será importante ao desenvolvimento do esporte para essas ateltas, onde além do caráter técnico, serão agregados também valores importantes como a integração, a troca de experiências, o compartilhamento cultural e o estreitamento das relações humanas. É o esporte atravessando fronteiras geográficas, étnicas, culturais e sócio econômicas, promovendo a inclusão, igualdade e o respeito a todos”, afirmou Paulo Pan.
Profissionais brasileiros darão um suporte neste período de preparação de Camarões para o mundial. O ex-supervisor das categorias de base do Corinthians e atual CEO do Sport Club Atibaia, Flávio Alves, emprestará sua experiência na formação de jogadores às jovens camaronesas nos treinos técnicos, com Alex Santos que será o auxiliar, Rodolfo Fermino responsável pela preparação física, o fisioterapeuta, Luis Fylipe Bastista, que cuidará da recuperação física das atletas e Rômulo “Sughy” que será o coordenador operacional.
Os efeitos do intercâmbio entre Brasil e Camarões são vistos no bom desempenho das seleções nas competições, como a primeira classificação da seleção de vôlei para uma olimpíada, no Rio de Janeiro em 2016, e no ano seguinte a mesma conquistou o título inédito da Copa Africana. Lembrando que quando o Brasil foi país sede da Copa do Mundo de Futebol em 2014, Sorocaba recebeu como hóspede a também africana, seleção da Argélia.

Os grupos do maior torneio internacional de futebol já estão definidos. As camaronesas estão no Grupo C, junto das adversárias Alemanha, Coréia do Norte e Estados Unidos – jogo da estreia que será realizado no dia 14 de novembro.


Mais Notícias