Secretaria de Esportes apresentará avanços na inclusão a deficientes

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 22/06/2017 às 20:22
  • Atualizado 12/09/2022 às 20:22
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Uma das participantes do I Fórum Municipal pela Inclusão Social, Mobilidade e Acessibilidade, a Secretaria de Esportes e Lazer de Sorocaba deve apresentar aos membros da atividade que ocorrerá na próxima terça-feira, (27), as suas ações para inclusão e desenvolvimento de atividades esportivas voltadas aos deficientes.

A Secretaria de Esportes tem se tornado referência em desenvolvimento de políticas públicas para inserção dos deficientes a partir das práticas esportivas, de lazer e recreação. A edição 2017 dos Jogos Escolares inovou ao realizar competições de modalidades paraolímpicas. Outro aspecto importante foi a disposição de transformação das instalações do Centro Inclusivo de Esporte e Lazer “Aluísio de Almeida” (CIEL), na Vila Santana em um complexo esportivo e recreativo específico para o público deficiente da cidade, com a possibilidade de manutenção de atividades amadoras e de implementação de práticas de aprimoramento ou esportes de alto desempenho.

Para essa obra, além da Semes, estão envolvidas outras secretarias, em destaque a Igualdade e Assistência Social, Planejamento e Projetos, Comunicação e Eventos, e Conservação, Serviços e Obras, que formaram um grupo de estudos para avaliar as melhores soluções e projetos que poderão ser implementados no local.

Lei Municipal é referência para Secretaria

Conforme a Secretaria de Esportes e Lazer (Semes), já existe uma legislação municipal com indicativos claros de políticas públicas e ações que devem ser desenvolvidas em cada uma das áreas do poder público. A Lei nº 11.417/2016 traz ações para diversas frentes e a Secretaria de Esportes é uma das áreas mais desenvolvidas no sentido de atender ao que a lei estabelece como referencial. Além de promover a acessibilidade dos deficientes aos eventos e à prática esportiva, a secretaria já promoveu a qualificação dos seus funcionários para trabalhar com as especificidades desse público, além de avançar na oferta de atividades paraolímpicas na cidade.

O I Fórum Municipal pela Inclusão Social, Mobilidade e Acessibilidade da Prefeitura de Sorocaba, evento organizado em conjunto por diversas secretarias municipais, deve ocorrer na terça-feira (27) das 08 às 13h no auditório da Secretaria de Igualdade e Assistência Social, na rua Santa Cruz, 116, Centro, telefone  (15) 3219-1920.